Prefeitura de Piaçabuçu acompanha as ações do Governo do Estado e representantes Federais na Praia do Peba Meio ambiente
No inicio da tarde desta terça-feira (08), a prefeita de Piaçabuçu, Keity Darlian, juntos com uma força tarde de secretários municipais e vereadores, acompanhou de perto o sobrevoou nas áreas afetadas, realizada pela secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, liderada pelo secretário Fernando Soares Pereira, e representantes do IMA, IBAMA e MARINHA.
Esse sobrevoou foi possível, após uma reunião, realizada ontem com os representantes dos órgãos ambientais de Alagoas se na sede da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em Maceió, para discutir as medidas conjuntas que serão tomadas para minimizar os impactos ambientais causados pelas manchas que estão se espalhando na costa do estado.
Os órgãos ambientais em Alagoas estão unidos para traçar estratégias visando diminuir os impactos de contaminação com as manchas de óleo que apareceram nas praias. Umas das medidas já definidas é a capacitação dos municípios para fazer primeiros socorros nos animais atingidos pelas substância.
O município de Piaçabuçu ainda foram orientados a enviar os resíduos que já se encontram nas praias para a Central de Tratamento de Resíduos Metropolitana (CTR), localizada no município de Pilar, para que possa ser feito um descarte de forma apropriada.
Em Alagoas, o material já foi encontrado em 13 praias de nove municípios. O Instituto do Meio ambiente de Alagoas (IMA/AL) alerta para os cuidados que devem ser tomados pela população: é importante evitar o contato direto com o material.
O secretário Otávio Augusto disse que após o surgimento das manchas de óleo na Praia do Peba, a prefeita de Piaçabuçu em exercício, Keity Darlian, autorizou a limpeza mecânica. Ele explicou que limpar com máquina foi a primeira estratégia a ser adotada por causa do grande volume de resíduos que atingiu a praia.
Otávio Augusto contou que as manchas estão concentradas somente na faixa de areia e que o trecho afetado pelo óleo é de aproximadamente 18 km, indo até a Foz do São Francisco.
“Uma força tarefa municipal foi montada na coleta manual. A gente começou ontem, mas não sabe quando termina por causa do trecho, que vai até a Foz do São Francisco. A gente tá falando aí em aproximadamente 18 km”, explicou o secretário de meio ambiente de Piaçabuçu”, disse Otávio Augusto
O coordenador de Gerenciamento Costeiro do IMA/AL, Ricardo César, ainda reforçou a importância de a população evitar o contato direto com o material. Ao avistar manchas de óleo nas praias é recomendado informar ao órgão ou a prefeitura local o mais rápido possível. E em caso de contato acidental, a indicação é aplicar gelo sobre a área e higienizar, utilizando óleo de cozinha.
Por assessoria