Prefeitura de Piaçabuçu lança programa de cursos profissionalizantes para alunos da Educação de Jovens e Adultos Municípios
Na noite desta quarta-feira (10), a Prefeitura de Piaçabuçu, através da Secretaria de Educação e o Instituto de Educação e Tecnológica Vale do Ribeira (Invar) lançaram o Programa de Cursos Profissionalizantes para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino. Esse projeto faz parte do programa de Formação Inicial e Continuada (FIC).
O secretário de Educação Guto Beltrão, o diretor geral e a coordenadora da unidade do Invar no município Douglas Sakumoto e Maria Marques, a coordenadora geral de ensino Janice Gonçalves e a Coordenadora da EJA Verônica Castro, marcaram presença no evento que aconteceu na Escola Municipal José Gonçalves.
Os cursos ofertados são: encanador, corte e costura, informática básica, eletricista e meliponicultora. E terá de 160h de carga horária.
O principal objetivo do programa é promover a qualificação técnica para que estes alunos tenham novas oportunidades de trabalho, empreendedorismo e geração de renda.
“É uma enorme satisfação para nós como gestão da educação lançar este programa que irá beneficiar famílias do nosso município. Através destas qualificações estamos abrindo portas para os alunos participantes tenham oportunidade de renda e geração de empregos”, ressaltou o secretário de Educação Gutto Beltrão.
O projeto foi aplicado nas quatro unidades escolares do município que ofertam a EJA.
• Escola Deputado João Beltrão Siqueira (Pontal do Peba) – Curso de Meliponicultura;
• Escola José Gonçalves (Piaçabuçu) – Cursos de corte e costura, soldador e informática básica;
• Escola Moacir Andrade Lopes (Bairro Paciência) – Curso de informática básica;
• Escola Deraldo Campos (Povoado Penedinho) – Cursos de corte e costura e de encanador.
“Estão envolvidos no projeto cerca de 150 alunos distribuídos nas unidades de ensino público que possuem a EJA. Ao final, quem participar conforme as recomendações com pelo menos 80% de frequência irá receber o certificado de conclusão”, explicou o diretor geral do Invar Douglas Sakumoto.