Prefeitura de Rio Largo inicia força-tarefa para combater mosquito da dengue Municípios
A Prefeitura de Rio Largo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Defesa Civil Estadual e Municipal, iniciou nesta sexta-feira, 08, uma força-tarefa para combater o mosquito Aedes Aegypt, transmissor da Dengue e outras doenças como Chicungunha e Zika. A solenidade de abertura dos trabalhos foi conduzida pela prefeita Dra. Eliza e contou a presença de vários secretários, servidores e militares do Corpo de Bombeiros.
Em seu pronunciamento, a prefeita Dra. Eliza destacou a importância da união de forças para que a ação se torne realidade no município. Na ocasião, ela agradeceu a presença dos militares do Corpo de Bombeiros e, em especial, dos agentes de endemias e de saúde. “São vocês que realmente vão travar essa batalha, logicamente capitaneados pelos coordenadores”, assinalou.
Durante seu discurso a prefeita fez também um breve balanço de como encontrou o município e os desafios que está enfrentando para resolver os problemas, principalmente, financeiros. Sobre o problema da coleta de lixo, que interfere diretamente na questão do mosquito, a prefeita justificou que hoje terminou o prazo para apresentação das empresas (e suas propostas) e que os trâmites precisam ser seguidos à risca. “Eu não posso tomar uma medida sem que eu siga o que as leis mandam”, frisou.
O combate ao mosquito se faz necessário porque em Rio Largo já tem registrado cinco casos de crianças suspeitas com microcefalia, doença que causa a diminuição do tamanho do cérebro de recém-nascidos, em que a mãe foi infectada pelo vírus zika, que é transmitido pelo mosquito Aedes Aegypt. Serão intensificadas ações de coleta de lixo, vistoria das casas, estabelecimentos comerciais e onde possa haver focos do mosquito.
Para a operação iniciada hoje cada agente de endemias saiu
com três agentes do Programa de Saúde da Família (PSF) começando do quarteirão onde se localiza a Escola Particular Rosalvo Felix, no Tabuleiro do Pinto. A partir desse ponto as vistorias se espalharão por toda cidade nos próximos dias.
Participaram do evento os secretários Tereza Cristina Cézar do Monte (Saúde), Maria Aline da Conceição (Defesa Civil), Elias Paranhos (Secretário Geral de Governo), Helder de Albuquerque Cavalcante (Meio Ambiente), Renolfo Alves (SMTT) e Vagner Gomes (Educação), além da coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Vanleide Cavalcante, e o coordenador de Endemias, Lourenço Brotas. Também prestigiaram a cerimônia os militares dos Corpo de Bombeiros Sargentos Patrício e Barbalho, os cabos J.Romero e Chaleidesa.