Prefeitura de Rio Largo instala projeto pioneiro de Laboroteca na Escola Givaldo Sarmento Municípios
A Prefeitura de Rio Largo implantou nesta terça-feira, 21, o projeto Laboroteca (junção de laboratório de informática e a biblioteca) da Escola Municipal de Educação Básica Professor Givaldo Moraes Sarmento. Localizada no Loteamento Cidade Jardim, a unidade de ensino, que atende 200 alunos do 1º ao 4º ano, é a primeira no município a implantar esse projeto.
Em seu pronunciamento o secretário de Governo, Elias Paranhos, que na ocasião representou a prefeita Eliza Alves, lembrou que veio a primeira vez para entregar de bibliotecas móveis: “Naquela ocasião a Prefeitura dava um passo importante entregando livros para quem realmente precisa e incentivar os alunos a lerem cada vez mais. E agora estou aqui novamente para entregar a Laboroteca que é um incentivo a mais, juntando aí a vontade de ler e a vontade de desenvolver outras ações dentro da própria escola. Quero parabenizar a todos por essa iniciativa”.
Para o presidente da Câmara de Vereadores, Jeferson Alexandre, a implantação da Laboroteca representa o início de um projeto que as demais escolas da rede municipal de ensino deveriam seguir porque incentiva a pesquisa, leitura e a criatividade. “A equipe da escola está de parabéns por ser a unidade de ensino pioneira na instalação desse projeto. O livro é fundamental para a construção de bons cidadãos”, declarou ele.
Uma das empreendedoras do projeto, a coordenadora de ensino da Escola, Ana Zilda Lins do Nascimento, explicou que a Laboroteca – que leva o nome da pintora Tarsila do Amaral, foi pesquisado na internet com a finalidade tanto de melhorar as condições de trabalho dos professores como principalmente aumentar o leque de ensino e pesquisa dos alunos. “Fomos na internet e encontramos aos projetos como a Laboroteca, a Zeloteca. Na Laboroteca no aluno não vai somente ler mas também criar, desenhar, pintar, ou seja, tudo que tiver em seu alcance ”, assinalou .
Estiveram presentes os secretários Vagner Roberto Gomes de Melo (Educação) e a vereadora Albertina, bem como a diretora ensino da Semed, Aldenice Tavares, a gerente administrativa do órgão, Gilda Torres Bernardo, o gerente de Programas Educacionais da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Manoel Francisco dos Santos e a coordenadora do Programa de Saúde na Escola, Emy Gelvane de Oliveira dos Santos.