Prefeitura de Rio Largo realiza 6ª Conferência Municipal das Cidades Municípios
A Prefeitura de Rio Largo realizou nesta quarta-feira, 22, a 6ª Conferência Municipal das Cidades de Rio Largo, que teve como temática: “A Função Social da Cidade e da Propriedade” e, como lema: “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”. Organizada pelas Secretarias de Governo (Segov) e de Desenvolvimento Social e Habitação (Sedes), o evento ocorreu no auditório do Colégio Municipal Judith Paiva e debateu quatro temas: O Brasil Urbano: a cidade de temos; A função social da cidade e da propriedade; O Plano Diretor; e A cidade que queremos.
Entusiasmada com a organização do evento, a prefeita Eliza Alves evidenciou a importância da conferência para discussão e aprovação de propostas que visaram possibilitar políticas públicas para o município. Ela aproveitou a ocasião para fazer um breve relato sobre a atual situação de Rio Largo, destacando o fato de o município ter sua população crescida com a chegada dos novos conjuntos residenciais. “Hoje é um dia muito importante para nossa cidade. Estamos aqui para, de certa forma, discutir a vida de nossa cidade”, assinalou.
Os trabalhos foram iniciados pela manhã com a leitura e aprovação do regulamento da 6ª Conferência Municipal das Cidades de Rio Largo. Em seguida, foram iniciados os debates em grupo sobre os quatros temas já citados, mas tendo como texto de referência: “A Função Social da Cidade e da Propriedade” e, como lema: “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”. Essa parte contou com a participação da palestrante Vitória Buarque.
As propostas aprovadas pelos grupos foram colocadas no relatório final da Conferência para posterior encaminhamento à Comissão Preparatória Estadual e ao Conselho Nacional das Cidades. O relatório também deverá ser encaminhado ao Executivo e Legislativo Municipal, que promoverá sua publicação impressa e divulgação.
À tarde foram eleitos cinco delegados, de acordo com a estimativa do IBGE 2010 e de acordo com a tabela do anexo II do Regimento Estadual. O número de delegados eleitos (representando o Poder Público) foi de dois correspondendo a (40%), e o número de delegados (representando a Sociedade Civil) foi de três correspondendo a (60%). A eleição foi feita por segmento, obedecendo a proporcionalidade da representação, conforme o dispositivo no artigo 23º do Regimento Nacional, e em espaço individualizado.
O governo do Estado foi representado pela integrante da Comissão Estadual da 6ª Conferência Estadual das Cidades, Noêmia Castelo Branco. Participaram do evento os secretários Elias Paranhos (Governo), Rosanilda da Costa Lucena (Desenvolvimento Social), Helder Cavalcante (Meio Ambiente), José Correia Filho (Administração e Recursos Humanos), José Barros Junior (Infraestrutura), Renolfo Ferreira (SMTT) Maria Aline da Conceição (Defesa Civil) e José Hélio de Santana (Esporte e Lazer).
Também estiveram presente os vereadores Roberto Menezes e Claudemir Bemerval (Mima), bem como diretor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Rio Largo, Edel Alexandre Pontes, além de várias entidades da sociedade civil, movimentos sociais e convidados.