Prefeitura e Defesa Civil realizam mutirão contra o Aedes Aegipty em Lagoa da Canoa Lagoa da Canoa
Na manhã desta quinta-feira (21), uma ação conjunta envolvendo todas as secretarias de Lagoa da Canoa, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual resultou na realização de um grande mutirão para combater o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus.
Em Lagoa da Canoa, cerca de 60 pessoas, entre agentes comunitários de saúde e de endemias, voluntários e técnicos da Defesa Civil, realizaram uma verdadeira varredura em todas as residências e estabelecimentos comerciais da zona urbana, em busca da eliminação dos focos do mosquito.
Paralelamente, os profissionais envolvidos na força-tarefa tiveram a missão de conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com o armazenamento de água. Na oportunidade também foram identificados imóveis abandonados com focos a serem desativados, pneus, barris e demais recipientes que acumulem água.
Nos locais onde não era possível descartar a água, muitas vezes por ser a única reserva da família, os agentes de endemias aplicaram o larvicida Sumilarv, produto químico a base de piriproxifeno que controla as larvas e regula o crescimento dos mosquitos.
De acordo com o prefeito Álvaro Melo (PMDB), a ação foi de grande importância e deve contar com a participação de todos. “A erradicação do mosquito depende de cada um de nós. Não vamos permitir que ele continue ceifando vidas e destruindo famílias em nossa região”, alertou.
O trabalho de combate ao mosquito é feito diariamente por equipes da Prefeitura, que atuam em todo o município, inclusive na zona rural.
ASCOM LAGOA DA CANOA