Premiação do Sebrae reconhece avanços na gestão municipal e no empreendedorismo local Municípios
Premiação do Sebrae reconhece avanços na gestão municipal e no empreendedorismo local
Iniciativas como o Game Cidade Empreendedora e o Selo Sebrae de Referência em Atendimento destacam a importância do fortalecimento dos pequenos negócios
Com o objetivo de reconhecer e impulsionar a melhoria da gestão municipal, com foco no fortalecimento dos pequenos negócios das cidades alagoanas, o Sebrae Alagoas realizou, nesta sexta-feira (6), a premiação do Game Cidade Empreendedora e do Selo Sebrae de Referência em Atendimento. As iniciativas visam criar um ambiente de negócios sustentável, inovador e competitivo, promovendo o desenvolvimento econômico e social no estado.
O diretor superintendente do Sebrae Alagoas, Domício Silva, destacou a importância de transformar vidas por meio de ações como essa. “O trabalho com as prefeituras tem sido essencial. Atualmente, em Alagoas, temos cerca de 76 Salas do Empreendedor, que cobrem quase 80% dos municípios. Para 2025, nossa meta é atingir 100%, consolidando o suporte e o atendimento aos pequenos negócios, sempre com foco no atendimento às pessoas”, afirmou.
Por sua vez, o diretor técnico do Sebrae Alagoas, Keylle Lima, ressaltou os avanços conquistados com o apoio das Salas do Empreendedor e as parcerias municipais, embora reconhecendo que ainda há desafios a serem superados. “Sabemos que ainda há muito a fazer, como fortalecer o setor agropecuário e desburocratizar processos. É um prazer receber prefeitos, prefeitas e gestores para celebrarmos as conquistas de 2024 e planejarmos um 2025 ainda melhor. Contem com o Sebrae para transformar seus municípios e apoiar os pequenos negócios”, reforçou.
Game Cidade Empreendedora
A premiação teve início com o Game Cidade Empreendedora, realizado a cada dois anos, e que, nesta edição, abrangeu os ciclos de 2023 e 2024. Um total de 21 municípios foram premiados com base em dez eixos estratégicos. As cidades foram reconhecidas nas seguintes categorias: Gestão Municipal, Lideranças Locais, Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Inclusão Produtiva, Marketing Territorial e Setores Econômicos, Cooperativismo e Crédito e Inovação e Sustentabilidade.
A entrega dos prêmios foi feita em duas etapas: a primeira por eixo e a segunda com a premiação geral para os três primeiros colocados, com base na somatória total de pontos obtidos em todos os eixos. O município de Delmiro Gouveia foi o grande destaque, recebendo nove prêmios, tanto no Game quanto no Selo Sebrae.
“Seria muito interessante que todas as cidades do Estado participassem, pois essa é uma oportunidade de promover a integração entre todas as secretarias e trabalhar em conjunto. O mais importante é garantir que as pessoas recebam o melhor serviço possível. Para Delmiro Gouveia, foi uma grande alegria participar novamente do Prêmio Cidade Empreendedora”, declarou Ziane Costa, prefeita de Delmiro Gouveia.
Selo Sebrae de Referência
Após a premiação do Game, os municípios foram reconhecidos pelo trabalho realizado nas Salas do Empreendedor. O Selo Sebrae de Referência em Atendimento tem se consolidado como uma importante iniciativa para o fortalecimento do empreendedorismo local. O principal objetivo do selo é incentivar a excelência no atendimento das Salas do Empreendedor, levando em consideração critérios como divulgação de editais, elaboração de planos anuais de trabalho e avaliação realizada por um cliente oculto contratado em nível nacional.
Em 2024, 67 Salas se inscreveram para a premiação. Dessas, 19 receberam o selo ouro, seis o selo prata e uma o selo bronze, totalizando 26 municípios premiados. O município de Pilar recebeu o Selo Bronze, enquanto os selos Prata foram para Flexeiras, Marechal Deodoro, Penedo, Poço de Trincheiras, Porto Calvo e Traipu.
Os Selos Ouro foram concedidos a Batalha, Delmiro Gouveia, Girau do Ponciano, Limoeiro de Anadia, Maceió (com as Salas do Empreendedor dos bairros Benedito Bentes, Sefaz, Shopping Farol e Shopping Mangabeiras), Maragogi, Palestina, Pão de Açúcar, Pariconha, Quebrangulo, Rio Largo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, São Miguel do Campos, Taquarana e Teotônio Vilela.
Sabrina Soares Telles, representante da Sala do Empreendedor de Poço das Trincheiras, expressou sua alegria pela conquista do selo. “Apesar de um período de afastamento de três meses, consegui me adaptar e me dedicar ao selo, superando as dificuldades. Essa premiação é uma realização pessoal e profissional. O conhecimento nunca é perdido. Estou muito feliz e grata”, afirmou.
As Salas do Empreendedor que conquistaram o Selo Ouro automaticamente entram na disputa pelo Selo Diamante, uma distinção de excelência máxima em âmbito nacional. “Desde sua criação, em 2022, o programa tem mostrado crescimento contínuo e uma adesão cada vez maior. Alagoas já se destacou em edições passadas, com cidades como Maragogi, Pão de Açúcar e São Miguel dos Campos recebendo o Selo Diamante. Estamos confiantes de que, neste ano, mais municípios alagoanos também alcançarão esse reconhecimento”, concluiu a analista do Sebrae Alagoas, Tatiana Eigler.
Clique aqui para ter acesso à cobertura fotográfica do evento.