Presidente do Cosems/AL reafirma importância do fortalecimento da regionalização da Saúde Municípios
A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Izabelle Pereira, reafirmou nessa quinta-feira (29) na reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) da 5ª e 6ª Regiões de Saúde, em Coruripe, a importância do fortalecimento da regionalização da Saúde, uma vez que o maior objetivo dos gestores deve ser com a qualidade da oferta dos serviços prestados à população.
De acordo com ela, é necessário um olhar de gestão mais ampliado, que os secretários de Saúde possam enxergar o potencial de investimento de cada município, a capacidade instalada e a resolutividade dos serviços. “É necessário ter equilíbrio e racionalidade para compreender que estamos lidando com vidas de pessoas que precisam de exames e diagnósticos precisos e em tempo hábil”, reforçou a titular do Cosems/AL.
Na ocasião foram pactuados pontos relevantes, a exemplo da homologação do secretário de Saúde de Penedo Pedro Herman Madeiro como coordenador da 6ª RS; os remanejamentos de Programação Pactuada e Integrada (PPI) e a rede materno infantil.
Foram discutidas durante a reunião pautas sobre a referência de citologias; glaucoma; cirurgias eletivas; distribuição dos colírios e os leitos de retaguarda para o hospital Carvalho Beltrão, apresentado pelo secretário de Saúde de Coruripe, Everaldo Vieira Neto. Na ocasião, o apoiador do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) e da 5ª e 6ª RS, Roberto Firpo, foi apresentado pela presidente da entidade, Izabelle Pereira, aos gestores municipais de Saúde.