Programa de Melhoramento Genético em Mar Vermelho Agricultura
O rebanho de mar vermelho ganhou mais bezerras com os implantes de de embriões realizados no município, por meio do Programa de Melhoramento Genético de Alagoas, uma parceria entre Sebrae, Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal), Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) e Governo do Estado.
As atividades iniciaram em 2014 e já beneficiou cerca de 80 produtores no município. Ao todo, o programa de transferencia de embriões conta com pelo menos 150 animais nascidos, com 85% de fêmeas. Cerca de 80% do custo e subsidiado pelo Sebrae e 20% pelo produtor! Que pode parcelar em até 10 vezes. O procedimento é realizado pela In Vitro Brasil e a identificação dos pequenos produtores para participar do programa é feita pelos parceiros.
O agricultor José Oliveira (Zé do Pixuta), um dos contemplados com os embriões do Programa de Melhoramento Genético, diz estar muito satisfeito. “A possibilidade de ter um rebanho selecionado, com um custo mais baixo, pra nós produtores de pequeno porte, é um sonho que estava distante e se torna realidade”, avalia o produtor, que já sente os efeitos dessa técnica em sua criação.
“Antes, ninguém podia imaginar que um pequeno produtor pudesse custear uma transferência de embrião. Agora, isto tudo é possível num preço totalmente acessível. A iniciativa é tão importante que outros estados estão querendo implantar o mesmo programa. O programa, colabora muito com a qualidade da produção”, disse Álvaro Almeida, presidente da Faeal.