Programação paralela: resultados das arenas técnicas e dos fóruns são apresentados Marcha 2024
Programação paralela: resultados das arenas técnicas e dos fóruns são apresentados
Avanços ou soluções a problemas municipais, nas mais diversas áreas, foram conquistados nos últimos dias nas agendas simultâneas à programação paralela da XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Os resultados foram apresentados no palco principal do evento, na manhã desta quinta-feira, 23 de maio, pela consultora jurídica da Confederação Nacional de Municípios (CNM) Elena Garrido.
“Durante a XXV Marcha, foram desenvolvidas 47 atividades diferenciadas relacionadas a fóruns e arenas técnicas. Todos os resultados serão divulgados no site da CNM”, disse a representante da entidade municipalista. Desde segunda-feira, 20 de maio, gestores municipais de Norte a Sul do país tiveram a oportunidade de participar de arenas técnicas de Assistência Social, Educação, Finanças, Habitação, Jurídico, Meio Ambiente, Trânsito, Turismo e diversas outras.
Ao destacar alguns andamentos da programação paralela, Elena mencionou o Fórum de Vice-prefeitos e a demanda por melhor estruturação constitucional desse agente público e definições claras, dentre outras solicitações. Ela também mencionou os andamentos dos Fóruns de Consórcios, de Contabilidade e de Reforma Tributária, que, dentre as demandas, pediram atualizações de marcos legais e aprovação de projetos em tramitação no Congresso Nacional.
“Assegurar que o novo financiamento da Atenção Primária à Saúde não ocasione redução dos repasses aos Municípios; recursos contínuos para execução de ações de vacinação; e apoio técnico e financeiros”. Essas foram algumas das demandas relacionadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) citadas pela consultora da CNM.
⇒ Confira os resultados preliminares AQUI
Por Raquel Montalvão e Allan Oliveira
Da Agência CNM de Notícias