Projeto InovaJuntos se reúne para troca de experiências exitosas Marcha 2024
Projeto InovaJuntos se reúne para troca de experiências exitosas
Reunidos para a troca de experiências a respeito do Projeto InovaJuntos, os gestores dos Municípios brasileiros, portugueses e de fronteiras na América do Sul estiveram juntos nesta segunda-feira, 20 de maio, primeiro dia da XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).
O primeiro secretário da Associação de Municípios do Algarve (Amal), Joaquim Brandão, fez uma explanação sobre o período de convivência entre os gestores. “Este projeto conseguiu juntar política e experiência técnica. O que conseguimos observar é que o pessoal técnico apresenta como fazer, nos mostra o caminho e com isso nós conseguimos avançar nas várias etapas para concluir determinado trabalho”, comentou.
O objetivo do encontro entre os participantes do Projeto foi fortalecer as cooperações a fim de que as relações avancem além do Projeto. “Este é o centro daquilo que buscamos. Fortalecer relações para que, mesmo quando o financiamento do InovaJuntos for finalizado, nós possamos caminhar e avançar em acordos de cooperação”, destacou o coordenador do Projeto InovaJuntos, Luís Maurício Zanin.
O secretário de meio ambiente de Tabatinga (AM), Cleudson Gomes, tratou das experiências com os Municípios de fronteira. “Pensando na situação de Tabatinga, nós conseguimos perceber inúmeras cooperações exitosas para compartilhar com outros locais que também fazem fronteiras com os Municípios da América Latina”, ressaltou o gestor.
Projeto
O projeto InovaJuntos – Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade – é uma ação internacional executada pela CNM e pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES) e conta com o apoio financeiro da União Europeia (UE). A iniciativa tem como objetivo fomentar intercâmbios entre políticas locais inovadoras voltadas à promoção do desenvolvimento urbano integrado e sustentável, envolvendo iniciativas portuguesas, brasileiras e de outros países da América Latina.
Em nível internacional, o projeto atua com foco na Agenda 2030, nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e na Nova Agenda Urbana (NAU). Já em âmbito nacional atua por meio da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes (CBCI). O InovaJuntos desenvolve, ainda, temas transversais de equidade de gênero, boa governança, sustentabilidade ambiental, inovação, democracia local e participação social em crianças e jovens.
Por Victor Gomes
Da Agência CNM de Notícias