Publicações apresentam propostas para melhorar financiamento habitacional Administrativa
Diversas publicações com propostas para melhorar o financiamento habitacional podem ser acessadas pelos gestores municipais. A área de Planejamento Territorial da Confederação Nacional de Municípios (CNM) recomenda acesso ao material elaborado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento BID e pela Secretaria Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
De acordo com a área técnica, o financiamento é o tema central em qualquer formulação e implementação de políticas públicas. Além disso, inovar requer soluções e modelagens financeiras estratégicas, considerando o atual contexto econômico que afetou o aporte de recursos do orçamento geral da União destinado à política de habitação.
Um dos principais desafios, de acordo com a área, é avançar em novos modelos para o atendimento aos segmentos de renda baixa e moderada. Aqueles que compõem, majoritariamente, o déficit habitacional apresentam dificuldades para acessar o crédito nos modelos vigentes.
Temas
A coletânea, com sete publicações, ganha destaque na comemoração do Dia Mundial do Habitat, celebrado, nesta segunda-feira, 4 de outubro. As publicações orientam e apresentam propostas para o aprimoramento da política de habitação, em especial, para o atendimento da população de menor renda. Os temas abordados são:
– Sistema de Registro da Demanda e Seleção de Beneficiários;
– propostas para melhoria ao Sistema de Financiamento Habitacional;
– melhorias habitacionais;
– Locação Social;
– Referencial Nacional de Preços de Imóveis; e
– propostas para a sustentabilidade socioambiental em habitações de interesse social.
A área técnica explica ainda que um dos principais gargalos do crédito habitacional é o custo do crédito e da moradia, ao considerar a capacidade de pagamento de boa parte das famílias. As propostas desenvolvidas estimulam a atração de recursos privados, na ampliação do ecossistema de agentes e o aprimoramento da eficiência da concessão de subsídios.
Diante disso, a CNM reitera a relevância do tema abordado nas publicações disponíveis em formato digital, que se aprofundam em propostas de melhorias de financiamento.
Da Agência CNM de Notícias, com informações do BID