Após a polêmica sobre os dados apresentados pelos municípios de Alagoas atingidos pelas chuvas, a Defesa Civil Estadual informou, nesta quinta-feira (08), que 998 pessoas estão desabrigadas e 348 desalojadas. Na coletiva, o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, afirmou que os recursos de R$ 13 milhões enviados pelo Governo Federal não foram utilizados pelos prefeitos.Na última segunda-feira (06), a Defesa Civil havia informado que o número de pessoas atingidas teria caído de 39 mil para 7.600 pessoas. Entretanto, na manhã de hoje, o número diminuiu para 1.346 atingidos, números que não são estáveis e que podem continuar caindo ou aumentando porque a quadra chuvosa ainda está em evolução.Hugo também comentou que sobre os números dos desabrigados é preciso que haja uma apuração de caso a caso. “Antes que fosse utilizado qualquer recurso, a AMA e o Governo estavam fazendo um levantamento para saber os dados”.
Ainda na coletiva, o secretário de Comunicação Ênio Lins, disse que nenhuma irregularidade foi cometida e que o Governo de Estado juntamente com as prefeituras e a Defesa Civil trabalhou de forma inédita, garantindo a retirada de pessoas das áreas de riscos e prestando assistência necessária.
“Qualquer erro que possa ter sido cometido deve ser corrigido. Nós agradecemos a quem quer que possa apontar qualquer erro”, afirmou o secretário. E ainda ressaltou que devido às chuvas o sistema de alerta permanece até o final dos períodos das chuvas.
Com informações do Cadaminuto