Reunião discute aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc em Coruripe Coruripe
Reunião discute aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc em Coruripe
Uma das etapas para o aporte financeiro e a elaboração do Plano do Anual de Aplicação
Na última terça-feira (21), a Secretaria de Cultura de Coruripe realizou duas reuniões no auditório da Secretaria de Educação. A primeira foi sobre a aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc e, a segunda, o apoio do município aos palhações durante o período junino.
De acordo com o secretário de Cultura de Coruripe, Ricardo Curvello, a iniciativa é uma das etapas exigidas pelo Ministério da Cultura, para que o aporte dos recursos da Lei Aldir Blanc seja realizado.
“Coruripe foi contemplada com R4 396 mil através da Lei. E para que isso ocorra, algumas etapas devem ser seguidas. Então, realizamos uma reunião com os agentes culturais de Coruripe para a elaboração do Plano Anual de Aplicação dos Recursos da Política Nacional Aldir Blanc. Estes recursos serão empregados ainda este ano”, explicou.
Os recursos poderão ser empregados no apoio a diversas iniciativas, incluindo chamadas públicas, premiações, programas de capacitação, oficinas, apresentações artísticas, produções audiovisuais, atividades ligadas à economia criativa e solidária, bem como aquisição de bens e serviços.
“Foi um encontro importante para a construção de políticas públicas voltadas para cultura e de como a participação da sociedade nessas construções são relevantes para a cultura local. Este momento mostra de forma clara e transparente sobre como o município está trabalhando no que diz respeito à Lei Aldir Blanc. E todas as propostas discutidas com os fazedores de cultura serão enviadas ao Ministério da Cultura”, acrescentou Curvello.
Festividades Juninas
Ainda durante a terça-feira (21), mais um encontro discutiu o apoio do município aos Palhoções Juninos e Quadrilhas. O encontro teve como propósito dar início ao mapeamento e cadastro destes.
“As tradições juninas estão presentes em todo território, especialmente no Nordeste. Logo, a Prefeitura de Coruripe não poderia ficar de fora deste apoio, de contribuir em fomentar os festejos juninos”, disse o secretário de Cultura.
Foram cadastrados cerca de 30 palhoções e 05 quadrilhas juninas de diversas localidades do município, desde o centro até os povoados.
“Os eventos juninos fazem parte do calendário cultural de eventos do município. E tem como finalidade proporcionar um momento de lazer a população, fomentar a cultura e tradição. Além de incentivar o comércio local, turismo e a classe artística e cultural. E a Prefeitura de Coruripe sempre contribuindo com realizações dos diversos eventos culturais”, Ricardo Curvello.
—
Secom Coruripe
Izabelle Targino MTE 1314/AL
(82) 99403-5569
Roberto Miranda MTE 1331/AL
(82) 98823-5778