Rio Largo promove 1ª audiência pública do Plano Municipal de Saneamento Básico Municípios
Rio Largo promove 1ª audiência pública
do Plano Municipal de Saneamento Básico
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente promoveu nesta quarta-feira (8), no auditório do shoopping Rio Largo, a 1ª audiência pública do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), com o propósito de apresentar a mobilização social e o diagnóstico técnico participativo promovidos pela equipe de trabalho da Fundepes, dando voz à população para que sejam atendidas as reais carências e necessidades. A iniciativa atender ao decreto 7.217/2010 que determina que, a partir de 2018, os municípios só receberão os recursos da União, destinados ao investimento em saneamento básico, se tiverem elaborado o PMSB.
O secretário do Meio Ambiente, Temístocles Lobo lembrou que a Lei 11. 445/2007 é um marco para a globalização no Brasil, tendo água potável, esgotamento sanitário, drenagem e saneamento básico como os eixos a serem atendidos e exige que todas as prefeituras produzam seus planos. “ A prefeitura de Rio largo está empenhada para garantir para a população uma cidade saneada, trazendo segurança para a apopulação e garantindo uma melhor qualidade de vida para todos”, afirmou Lobo.
De acordo com o coordenador da Fundepes e responsávela pela elaboração do PMSB, Eduardo Lucena, o momento de audiências públicas é muito importante para o avanço da elaboração do PMSB. “Apresentamos as principais informações e problemas levantados pela equipe de trabalho e ouvimos a população sobre o que eles têm a acrescentar, para priorizarmos as ações consideradas como prioridade. Esse é o primeiro momento público de apresentação dos principais resultados do diagnóstico e ainda teremos outra audiência pública onde apresentaremos o estudo por completo, que será validado pela população e assim Rio Largo terá sua Política Nacional de Saneamento Básico”, explicou o coordenador.
Segundo levantamento da equipe da Fundepes, apenas 64% da população é atendida com abastecimento d’água, tendo a Casal como fonte apenas da área urbana e a área rural busca alternativas individuais para o consumo de água potável.
A 1ª audiência pública do PMSB de Rio Largo contou com a presença da responsável pela Captação de Recursos da Prefeitura, Karina Peixoto, parabenizada na ocasião pelo coordenador da Fundepes por ter iniciado o projeto do PMSB, de secretários, vereadores, servidores municipais, estagiários da Fundepes, representantes de movimentos sociais, ONGs e da população em geral.