São Miguel dos Campos adere ao Programa de Educação Ambiental do Instituto Lagoa Viva Municípios
Em uma solenidade realizada na manhã de quarta-feira (13), no auditório da 2ª Gerência Regional de Educação (Gere), em São Miguel dos Campos, foi celebrada a Adesão ao Programa de Educação Ambiental do Instituto Lagoa Viva (ILV), coordenado pela Secretaria municipal de Educação (SEMED) e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seama).
Na ocasião, ocorreu a assinatura do termo de adesão, uma cooperação entre o Instituto Lagoa Viva e a Secretaria Municipal de Educação, firmado pela secretária de Educação, Maria do Amparo Carvalho, e pela presidente-diretora do ILV, Lenice Santos Moraes. O termo formaliza a cooperação entre as instituições para a realização de atividades de Formação Continuada em Educação Ambiental para professores, coordenadores e diretores das escolas do município.
O pedido do Programa de Educação Ambiental do ILV, para o município, partiu de uma articulação da Seama, para o desenvolvimento de ações conjuntas e articuladas no âmbito da Educação Ambiental para as escolas de educação básica, visando o atendimento do eixo Sustentabilidade Socioambiental, através do Plano Intersetorial Juntos pela Educação de São Miguel, as secretarias de Educação e de Agricultura e Meio Ambiente se fortalecem para alcançar o objetivo principal, que é garantir um ensino de qualidade na execução de atividades e projetos em educação ambiental na escola e na comunidade.
Durante a solenidade, também foi celebrado o Termo de Parceria com a Empresa Bioflex Agroindustrial S.A. (Granbio), neste ato representada por Sara Azevedo Martins, coordenadora de QSSMA, firmando a parceria com a Seama, representada pelo secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Hermann Valente, e pela SEMED, representada pela Secretária de Educação, Maria do Amparo Carvalho. A empresa Bioflex Agroindustrial se disponibilizou em apoiar as Secretarias na Construção de Espaços Educadores Sustentáveis para as escolas do município. A equipe da Gestão Ambiental BR 101/DNIT, que já vem sendo parceira há alguns anos nas ações ambientais realizadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, também esteve presente apoiando o momento.
A solenidade de adesão ao Programa de Educação Ambiental e das parcerias firmadas contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Jó Clemente, que parabenizou o trabalho das secretarias e deu boas vindas ao Instituto Lagoa Viva, agradecendo o apoio das empresas parceiras e ressaltando a importância de todos estarem envolvidos no projeto de Educação Ambiental para que melhore cada vez mais a qualidade de ensino, sobretudo nas práticas socioambientais.
Os educadores das escolas, através do Programa, irão participar da Formação Continuada em Educação Ambiental, oficinas de preparação de plano de ações e projetos, estudos de meio, visitas técnicas e participação em Encontros Regionais e Congresso Estadual de Educação Ambiental. Tudo será articulado, coordenado e monitorado para o desenvolvimento dos projetos e práticas sustentáveis nas escolas, pelo Grupo Técnico Ambiental – GTA do município, composto por Alenilda Oliveira (Seama), Lidianne Roberto Cursino (SEMED), Eliane Firmino ( SEMED) e Marília Batista (Seama) com ações conjuntas de planejamento e execução dos trabalhos nas escolas, atendendo 18 escolas municipais e duas escolas estaduais.
“A formação Continuada em EA do programa tem como objetivo despertar a consciência ambiental dos educadores, incentivando assim as escolas a criarem projetos estruturantes para desenvolverem e atuarem ao longo dos anos com a comunidade escolar. O programa está voltado para os conhecimentos, habilidades e atitudes”, destacou a coordenadora municipal de Meio Ambiente, Marília Batista.
Com o término da Solenidade de Adesão e parcerias firmadas com as empresas e secretarias, deu-se em seguida através do Instituto Lagoa Viva, a Formação Continuada em EA para os professores, coordenadores e diretores presentes e envolvidos nos planos de ação. “O Instituto Lagoa Viva não mede esforços em prol do bem comum de todos, em especial para os alunos e professores, acelerando este processo de Educação Socioambiental nas escolas em todo o Estado de Alagoas”, concluiu Marília Batista.