Sebrae Alagoas lança Programa Cidade Empreendedora 2022 Administrativa
Iniciativa levará diversas ações para melhoria do ambiente empresarial em mais de 20 municípios alagoanos
Por: João Paulo Macena – Savannah Comunicação Corporativa
Fotos: Kelvin Gomes
Com a missão de contribuir com a melhoria do ambiente empresarial e com a transformação digital nos municípios alagoanos, o Sebrae Alagoas lançou o Programa Cidade Empreendedora, em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (07), em sua sede, em Maceió. A iniciativa irá ofertar capacitações, consultorias e apoio à promoção de políticas em eixos como compras públicas, legislação e educação empreendedora, contribuindo com cadeias como agronegócio, indústria e turismo. A solenidade de abertura contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, secretários e técnicos municipais.
O Programa Cidade Empreendedora abrange, inicialmente, 21 municípios alagoanos: Arapiraca, Atalaia, Barra de Santo Antônio, Campo Alegre, Delmiro Gouveia, Girau do Ponciano, Limoeiro de Anadia, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Olho d’Água das Flores, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Penedo, Pilar, Piranhas, Porto Calvo, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos e Teotônio Vilela.
A iniciativa foi apresentada pela gerente da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Renata Fonseca, que listou alguns dos objetivos do programa, sobretudo em questões como compras públicas, alimentação escolar e o selo de inspeção municipal.
“Teremos uma série de encontros para discutir ações para cada um dos municípios. Com isso, iremos ajustá-las de acordo com a demanda de cada prefeito, dos empresários da cidade para que possamos fazer ações customizadas em cada um dos 21 municípios, de acordo com a realidade deles e demais que vierem participar”, enfatiza Renata.
Os munícipios poderão acompanhar o monitoramento das ações e avanços da gestão do desenvolvimento no município a partir do game Cidade Empreendedora, utilizado como piloto na edição 2021. O game também irá gerar um plano de ação para os municípios participantes.
Para o diretor superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, o Programa Cidade Empreendedora irá ajudar os municípios alagoanos nos desafios econômicos gerados pela pandemia e em crises futuras, como a que poderá atingir as cadeias de suprimentos no Brasil e no mundo por causa da Guerra da Ucrânia.
“Mais de 450 mil vidas foram ceifadas pela covid-19 somente no Brasil. Ainda nem saímos da pandemia e uma nova catástrofe internacional teve início com essa guerra. Não sabemos o que vai acontecer com a economia, mas as crises também trazem oportunidades de melhorias. É preciso olhar para os nossos territórios. Vamos trabalhar com afinco, atenção para os nossos municípios para que possamos nos recuperar e gerar mais oportunidades de crescimento para o país e nossas micro e pequenas empresas”, ressalta Marcos Vieira.
Palestras
Ainda no evento de lançamento do Programa Cidade Empreendedora, os prefeitos e demais participantes puderam conhecer os avanços do portal gov.br, do Governo Federal e a estratégia de governo digital, com a palestra ministrada pela Coordenadora-Geral de Relacionamento e Parcerias da Secretaria de Governo Digital, do Ministério da Economia, Loyane Tavares.
O portal conta com quase 5 mil serviços digitais, sendo utilizados por mais de 125 milhões de pessoas. A estratégia, que já trouxe uma economia de R$690 milhões leva em consideração seis princípios: foco no cidadão, integração, inteligência, confiabilidade, transparência e eficiência. Isso já permitiu a criação da identidade digital, integrada com as principais instituições financeiras, além da implantação da carteira de trabalho digital.
A coordenadora-geral também abordou o guia ’10 passos para a transformação digital em estados e municípios’: https://www.gov.br/10passos/, incentivando a integração dos municípios alagoanos ao portal gov.br.
Encerrando o evento, o prefeito do município de Anchieta, no Espírito Santo, Fabrício Petri, vencedor da edição nacional 2019 do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, compartilhou o caso de sucesso de sua cidade após participar da versão capixaba do Programa Cidade Empreendedora. A principal empresa instalada em Anchieta era a Samarco, que teve seu funcionamento interrompido por conta do rompimento da barragem de Fundão, que ficava na cidade de Mariana, em Minas Gerais, em 2015.
O desastre fez o município de Anchieta perder boa parte da arrecadação, que era advinda da empresa. Foi com o apoio do Programa Cidade Empreendedora que Fabrício Petri desenvolveu vários projetos e ações voltados ao empreendedorismo e sustentabilidade, como o Projeto Anchieta Criativa e Empreendedora.
O projeto ajudou a garantir diversas leis para a diminuição da burocracia na abertura de empresas, políticas públicas para incentivar as compras governamentais e o ensino do empreendedorismo nas escolas, além da criação e estruturação da Sala do Empreendedor. As leis contribuíram para a realização de um planejamento contando com 264 ações, entre novos projetos, eventos, editais e programa de desenvolvimento socioeconômico.
“Como disse o Marcos Vieira, em cada crise temos uma oportunidade de crescer. Foi em meio a um dos maiores desastres ambientes do planeta que percebemos que a cidade não tinha uma cultura empreendedora, não tinha empresas e o quanto a burocracia atrapalhava o nascimento de novos negócios. Foi com muito esforço, contenção de despesas e muita união, que viramos esse destaque. O Sebrae, muito através do Programa Cidade Empreendedora, contribuiu bastante para essa mudança de cenário e para que ganhássemos o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor”, conclui Fabrício Petri.