Secretaria Municipal de Cultura realiza “Sala de Cinema” às segundas-feiras Municípios
O secretário municipal de Cultura, José Carlos Lima, anunciou esta semana mais um projeto inovador para os chamados habitués da Sétima Arte (pessoas apaixonadas por cinema).
Sala de Cinema é o nome do projeto que terá início nesta segunda-feira (16), no Espaço Cultural da Secretaria de Cultura, e não tem prazo para terminar.
Segundo, ainda, Jose Carlos Lima, o objetivo é oferecer entretenimento de qualidade a jovens e adultos, a partir das 19 horas, às segundas-feiras, para resgatar a tradição dos pão-de-açucarenses de frequentarem cinema.
Para quem não sabe, a cidade de Pão de Açúcar já chegou a ter funcionando, em uma mesma época, dois cinemas: Cine Globo (depois foi chamado de Cine Avenida) e Cine Pax (depois passou a chamar-se Cine Palace). Porém, anos antes da existência destes dois cinemas, funcionou, também, o Cine Poeirinha.
A Sétima Arte
Algumas pessoas devem ter se perguntado por que o cinema é considerado a Sétima Arte. Para quem ainda não sabe, este termo surgiu em 1911, dado por Ricciotto Canudo no “Manifeste des Sept Arts” (Manifesto das Sete Artes), documento que foi publicado apenas em 1923.
Através do manifesto, o teórico e crítico de cinema Canudo, pertencente ao futurismo italiano, pretendia distanciar a ideia de que o cinema era um espetáculo para a massa, mas aproximá-la e integrá-la a categoria das Belas Artes, como, a música, pintura, escultura, arquitetura, poesia e a dança. Para ele, o cinema é uma arte “síntese”, uma arte total, que conciliava todas as outras artes. Por isso, que considerava o cinema a sétima ar