Secretarias concluem 5° Campanha de Combate a verminoses e Hanseníase Municípios
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Pão de Açúcar concluiu nesta terça-feira, 17, a primeira etapa da Campanha Nacional de Hanseníase e Verminoses. Os técnicos da secretaria percorreram durante duas semanas, todas as 36 escolas distribuídas em todo o município, desde a região de cima até a região ribeirinha, incluindo comunidades quilombolas e toda zona urbana.
O objetivo da campanha, que acontece em todas as escolas do país, é tratar 90% dos escolares com albendazol para combater as verminoses e examinar 75% dos estudantes buscando casos de hanseníase através do método do ‘espelho’, utilizando a ficha de autoimagem para identificar manchas na pele com alteração de sensibilidade.
Essa é a meta estimada para a Campanha Nacional, porém, nossa meta é atingir crianças e jovens de 5 as 14 de idade e ir muito além dos números e realizar uma ação envolvente, inovadora, que traduza a intenção primordial do cuidado com o próximo, ultrapassando a barreira do preconceito e da discriminação, quando pensamos no estigma que a Hanseníase traz sobre si.
“A primeira etapa de triagem foi concluída com sucesso, continuamos com o encaminhamento dos casos suspeitos para avaliação médica em busca do diagnóstico final e posteriores seguimentos”, contou o secretário de Saúde, George Leite.
Segundo o secretário, as ações do Programa Saúde na Escola estão entre as prioritárias da gestão e com o apoio do prefeito Flavinho Almeida, pretendemos expandir estas ações com novas abordagens. “O objetivo da campanha é visitar escolas para sensibilizar os alunos, fazendo com que esses jovens se tornem multiplicadores para seus amigos e familiares”, finalizou George.