Semagri vai homologar Garantia-Safra de produtores rurais de Pão de Açúcar Agricultura
A prefeitura de Pão de Açúcar, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semagri), esteve reunida nesta terça-feira, 27, com membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município para alinhar as diretrizes do Seguro de Garantia-Safra do ano agrícola de 2017. De acordo com a Secretaria, no próximo dia 31 de março será homologada a adesão dos agricultores que possuem renda familiar mensal de, no máximo, um salário e meio e que plantam entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, arroz, mandioca ou algodão.
De acordo com o secretário Arnaldo Mendes, além da homologação, entrou em pauta a questão da distribuição de sementes destinadas a agricultura familiar, ao pequeno produtor, e aos assentamentos. “Ao todo 1.530 famílias serão beneficiadas e o papel da prefeitura é garantir essa ponte para os recursos. E como a ordem do prefeito do Flávio Almeida é cuidar das pessoas, vamos ajudar aos agricultores familiares de nossa região”, disse o secretário.
O município vai entrar com um aporte de R$ 78.030 mil para garantir o benefício aos beneficiários que comprovarem a perda de pelo menos 50% do conjunto dessas produções, ou de outras a serem definidas pelo órgão gestor do Fundo Garantia-Safra, em razão de estiagem ou excesso hídrico.
“O município se encontra no semi-árido e tem grandes riscos de perda de lavoura. A garantia-safra é uma ajuda que vem a beneficiar os agricultores para a manutenção da família. O benefício pode parecer pouco mas tem muita serventia”, afirmou o técnico agrícola Rubens Feitosa.
Também participaram da reunião o Diretor do Meio Ambiente, Neto Gustavo, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pão de Açúcar, Anísia Maria e o representante da Sociedade Civil Organizada, Pedro Lúcio Rocha.
Ascom