SEMED prepara ações de Educação Ambiental para segundo semestre em Pão de Açúcar Educação
A Secretaria Municipal de Educação de Pão de Açúcar (Semed) não para de trabalhar para manter a qualidade dos serviços do setor e o compromisso firmado com a população no setor educacional. Nesta semana a equipe de Educação Ambiental, composta de agentes do programa Escola do Campo e a Diretoria do Meio Ambiente do município, estiveram reunidas para programar as ações do segundo semestre. A coordenadora de Educação Ambiental, Jordana Tenório, adiantou que vem muitas novidades por aí.
“As ações ambientais em nossa cidade devem ter objetivos unificados, sempre visando o bem-estar da população e a garantia dos recursos naturais do município. Sabendo da necessidade desse cuidado para com o meio ambiente, estamos realizando essa comissão de ação conjunta, para que possamos atuar nas comunidades de forma mais efetiva”, disse a coordenadora.
Para o próximo semestre, a população deve esperar atos de sensibilização para despertar o interesse pelo cuidado com o Meio Ambiente, bem como de fiscalização de áreas de reservas de vegetação nativa e outras onde foram identificados focos de desmatamento ou descarte irregular de lixo caseiro.
O trabalho da coordenação de Educação Ambiental é recente, iniciado em abril, e para o prefeito Flavinho Almeida, as atividades são de importância fundamental para esta e futuras gerações. “Nele, toda a comunidade escolar trabalha de forma efetiva para gerar ideias e ações de cuidados com o meio ambiente. E essas pessoas levam essas boas práticas para as suas próprias casas. O projeto foi muito bem aceito, inclusive já tem resultados positivos, como o projeto de reutilização da água dos bebedouros e das pias dos banheiros das escolas e iniciação da Horta Sustentável na UME Bráulio Cavalcante”, destacou o prefeito.
Além desse projeto, os alunos desenvolvem suas capacidades por meio de outros concursos, como o de redação, caminhadas de conscientização sobre o Meio Ambiente, rodadas de discussão, leitura ao ar livre, plantio de árvores, pinturas em tela e outras produções de arte. Essas atividades já foram realizadas em comunidades como Limoeiro, Xexeu, Boqueirão e União. “Tudo produzido pelos alunos da rede municipal de Pão de Açúcar. Foi e está sendo muito produtivo”, finaliza Jordana Tenório.
Também participaram da reunião realizada na última quarta-feira (27), o diretor do Meio Ambiente, Neto Gusttavo e os coordenadores do Escola no Campo, Oscar Alan e Pedro dos Anjos.
Ascom Pão de Açúcar