Servidores municipais de Piaçabuçu recebem treinamento da CGU-AL no programa "Brasil Transparente” Municípios
Em parceria com a Prefeitura de Piaçabuçu, a Controladoria Geral da União (CGU) de Alagoas, está promovendo uma serie de capacitação para os servidores municipais. Cerca de 25 funcionários públicos estão participando do treinamento, que faz parte do programa federal “Brasil Transparente” aderido pelo Prefeito Dalmo Santana Júnior.
O curso começou na semana passada, tendo o publico alvos servidores municipais administrativos, que passaram por três módulos:
1º Sistema de controle Interno, concluído;
2º Concluído hoje(18), Lei de Acesso à Informação;
3º Olho Vivo no Dinheiro Público inicia na próxima semana, e tem por objetivo sensibilizar, auxiliar e instrumentar conselheiros, sociedade civil organizada, agentes públicos, estudantes e cidadãos.
Responsável por ministrar o curso foi o analista de Finanças da CGU/AL , Sérgio Moraes Studart, destacou a importância da transparência pública, tema principal da capacitação. “Para que um governo seja realmente transparente, ele tem que ter um Portal da Transparência e a Lei de Acesso à Informação implantada e regulamentada. A falta dessas medidas prejudica a população e a Administração, pois são ferramentas indispensáveis para requerer informações que são direitos da sociedade e dever do Poder Público”, disse.
O conteúdo programático aborda a importância da transparência, da adoção de medidas de governo aberto e do direito à informação. O curso tem como foco a aplicação efetiva da Lei de Acesso à Informação(Lei nº 12.527/2011), em processo de implementação pelo município piaçabuçuense, que dispõe sobre a obrigatoriedade dos órgãos e instituições públicas das três esferas do governo tornarem transparentes as informações sobre as ações governamentais.
ASCOM PIAÇABUÇU