Sesau espera contar com gêneros alimentícios da agricultura familiar em unidades hospitalares Agricultura
Chamada Pública para aquisição de alimentos ocorreu nesta quarta-feira (9)
Repórter: Nigel Santana
Repórter Fotográfica: Carla Cleto
A Chamada Pública 001/2020 que irá assegurar às unidades hospitalares geridas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) o abastecimento de gêneros alimentícios da agricultura familiar ocorreu na manhã desta quarta-feira (9), no Anexo 8, na Gerência Executiva de Valorização de Pessoas (GEREPV).
O secretário de Saúde, Alexandre Ayres, acompanhou o início do processo e ressaltou que espera contar com os gêneros alimentícios dos produtores selecionados a partir de janeiro de 2021 nas unidades hospitalares mantidas pelo Governo de Alagoas.
“Muito importante este envolvimento das cooperativas, sobretudo porque a Sesau, a Emater e a Agência de Modernização da Gestão de Processos [Amgesp] estão atuando com muita seriedade para garantir as unidades hospitalares o que há de melhor sendo desenvolvido pela nossa agricultura familiar. É mais uma forma de valorização deste trabalho que tanto fomenta o desenvolvimento de nosso Estado. Nossa ideia é que no final de dezembro seja finalizada toda a tramitação documental e em janeiro de 2021 as unidades hospitalares já contem com os gêneros alimentícios dos selecionados nesta chamada pública”, destacou o secretário.
Finalizada a etapa de propostas, a seleção passará por um rigoroso processo de seleção esta semana pela Amgesp. Quanto à divulgação dos selecionados para contribuir diretamente com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o resultado será conhecido na próxima segunda-feira (14), em publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).
Ana Cristina, secretária da Cooperativa de Pequenos Produtores da Região Norte de Alagoas (Coopernorte), participou da chamada pública e destacou o conjunto de benefícios que a iniciativa proporcionará aos homens e mulheres que trabalham no campo.
“É um benefício tanto para a cooperativa quanto para os seus filiados. Quando conseguimos participar de uma chamada pública para a nossa área, temos imediatamente a valorização do nosso trabalho. As entidades também sairão ganhando por conta da nossa produção alimentícia que é de qualidade”, garante Ana Cristina.
Antônio Santana, representante da Associação dos Agricultores Familiares de Ibateguara, acredita que a chamada pública para abastecer as unidades hospitalares é mais um passo para fortalecer o desenvolvimento dos produtores, gerar renda e assegurar alimentação adequada tanto para os pacientes quantos para os servidores.
“Nossa mercadoria, nossa produção e nosso esforço estão sendo valorizados. É muito bom saber que os alimentos cultivados por nós estarão chegando aos hospitais, profissionais e pacientes. É a representação de um grande avanço”, disse.
Conforme consta no edital para Chamada Pública, as unidades hospitalares serão abastecidas com gêneros alimentícios cultivados por produtores locais. Constam nessas especificações de alimentos, em relação às frutas, abacaxi, bananas, coco verde, laranja lima, laranja pera, limão, mamão formosa, melancia e melão. Sobre as hortaliças, abóbora, abobrinhas, alface, batata inglesa, beterraba, cebola branca, cebolinha, cenoura, chuchu, coentro, couve, maxixe, pepino, pimentão, quiabo, repolho branco e tomate. Batata doce, inhame e mandioca completam a lista. Também integram a lista açúcar cristal, leite de coco, leite em pó integral, molho inglês e molho de pimenta. Polpas de fruta e arroz completam o lote da chamada pública.