Soluções para gestão pública municipal são desenvolvidas durante hackathon technovação Municípios
A Confederação Nacional de Municípios (CNM), por meio da equipe do Projeto InovaJuntos – Projeto de Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade, ação internacional executada pela entidade e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES) e conta com o apoio financeiro da União Europeia – participou entre os dias 25 e 26 de maio da maior feira de inovação e tecnologia do Paraná, a Technovação 2023.
O evento, realizado no centro de convenções de Cascavel (PR), contou com a participação dos representantes do InovaJuntos em dois grandes momentos: no fórum, com uma palestra sobre os aspectos práticos da contratação de inovação no Brasil, e também na comissão de avaliação e julgamento das propostas do hackathon (uma maratona de 24h que reuniu especialistas na área de programação e tecnologia, com foco em soluções inovadoras para os desafios da gestão pública municipal).
A proposta do evento, realizado pela Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDETEC), instituição vinculada à prefeitura de Cascavel (Município integrante do Projeto InovaJuntos), contou com a participação de um público de diversos segmentos: sociedade civil, iniciativas privadas, setor público e, principalmente, o setor de ensino. Estudantes de todas as idades e níveis escolares ampliaram as atividades e conhecimentos sobre o tema central.
Um dos eixos de maior destaque foi o hackathon, que teve como missão desenvolver soluções para os principais problemas da gestão pública municipal contemplando 12 Municípios da região de Cascavel. Dentre os desafios, pautas como: apresentar os pontos turísticos de uma cidade de forma interativa, valorizando os pontos históricos de uma região; solução para melhoria da comunicação entre os agentes de coletas recicláveis e o cidadão, também melhorando a eficiência da rota de coletas; solução para melhoria de protocolo e comunicação interna entre todos em uma prefeitura; além de soluções capazes de melhorar a inteligência na prevenção e combate de endemias foram pensadas e desenvolvidas pelas equipes que apresentaram, ao final do evento, um protótipo funcional (via aplicativo mobile).
A avaliação por parte da comissão julgadora considerou os projetos que possuem maior impacto para a gestão pública e elegeu a equipe que elaborou uma automatização do processo realizado pelo agente de combate a endemias, utilizando Inteligência Artificial (IA) para a sugestão de rotas, predição do espalhamento da endemia, geolocalização dos agentes e pontos de visita, foco de vetores de transmissão.
Além disso, a equipe acompanhou os debates relacionados às áreas de sustentabilidade, educação, meio ambiente e inovação e tecnologia. O espaço permitiu aos visitantes o acesso diversas experiências, como por exemplo o uso da IA, simuladores de um carro da Fórmula 1 e para um voo de asa delta, além de uma série de desenvolvimentos de jogos eletrônicos e robótica.
Foto: Fundetec
Da Agência CNM de Notícias