Técnicos da Casa do Empreendedor e Vigilância Sanitária participam de Seminário Pão de Açúcar
A certificação padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para assegurar a qualidade da mercadoria e, consequentemente, preservar a segurança alimentar.
O município que pretende aderir ao sistema precisa formalizar o pedido junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que ficará responsável pela análise documental e operacional com intuito de para averiguar a atuação dos Serviços Municipais na fiscalização dos estabelecimentos. Depois das auditorias para comprovar que os órgãos municipais cumprem fielmente as exigências impostas pelo MAPA, a entidade reconhece a equivalência do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal da secretaria responsável no município e autoriza a adesão ao SISBI.
São muitas as vantagens proporcionadas aos municípios que conquistam a certificação. Entre os benefícios: o rompimento das barreiras comerciais, a expansão dos mercados e o fortalecimento da agroindústria ganham destaque.
O consequente aumento da produção interfere diretamente em toda a cadeia de produção do negócio. Com a possibilidade de comercializar para outras regiões do País, o produtor precisará adquirir mais matéria-prima, beneficiando direta e indiretamente outros agricultores locais.
A melhora da qualidade de vida das famílias que tiram o sustento da agroindústria é uma conquista que promove desenvolvimento em toda a região, aquecendo a economia local e garantindo, assim, mais prosperidade ao município.
Veja os tipos de certificações disponíveis para o setor de agroindústria:
SIM – os produtos vendidos dentro do município recebem o Selo de Inspeção Municipal (SIM), concedido pela Secretaria Municipal de Saúde, conferindo qualidade.
SIE – os alimentos vendidos apenas no Estado recebem o Selo de Inspeção Estadual (SIE), da Secretaria de Agricultura.
SIF – os produtos comercializados para fora do Estado ou para outro país precisam ter o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), que indica a procedência do alimento pelo Ministério da Agricultura.
SISBI – os estabelecimentos que aderem ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal ( SISBI) passam a integrar o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) e a utilizar o selo do SISBI.
Texto enviado por Casa do Empreendedor e revisado Por ASCOM
Foto/Reprodução/Casa do Empreendedor
–