Turismo registra aumento do volume de serviços em 1,2% no mês de maio Cultura
O turismo brasileiro expandiu o volume de serviços em 1,2% em maio, comparado com o mesmo período antes da pandemia de Covid-19. O impacto mais significativo dos locais que registraram taxas positivas pôde ser observado em São Paulo. Outros destaques positivos foram registrados na Bahia (8,6%), Minas Gerais (2,1%) e Distrito Federal (3,7%). Em queda, Tocantins (-2,9%), Mato Grosso (-0,4%), Piauí (-1,9%) e Rondônia (-0,8%) apontaram as únicas retrações em termos regionais.
O turismo é uma atividade econômica transversal e inclusiva, que representa percentuais significativos nas receitas municipais. Sua particularidade é a possibilidade de estimular segmentos e a cadeia produtiva local, em destaque temos o setor de prestação de serviços como o da hotelaria, alimentos e bebidas, agências de viagens e transportes.
A equipe técnica de turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) salienta que, quando bem planejado pela gestão municipal, o turismo contribui para o aumento de negócios e para a melhoria da qualidade de vida da população, e lembra que quando a atividade turística é compreendida como vetor de desenvolvimento municipal, garante-se também a valorização da cultura e do meio ambiente, dos elementos materiais e imateriais presentes nos Municípios brasileiros, na implementação de estratégias e instrumentos de promoção do desenvolvimento local integrado e sustentável. Além disso, é uma atividade econômica capaz de dar visibilidade aos atrativos locais, potencializar recursos, gerar emprego e renda, integrando diferentes setores da economia local e aumentando a arrecadação municipal.
Mais detalhes sobre o tema podem ser acessados em nossa página através do estudo desenvolvido pela área técnica da CNM “O impacto do Turismo na arrecadação municipal – A diferença da arrecadação municipal dos Municípios turísticos”
Foto: Agência Brasil