Vídeo: inclusão escolar para pessoa com deficiência é uma realidade em Piaçabuçu Municípios
E como os primeiros passos para a inclusão deve começar pela escola a Prefeitura Municipal de Piaçabuçu tem investido cada mais em uma educação inclusiva e de qualidade, através da formação de uma escola especializada. O Centro de Atendimento Educacional Geilza Souza Costa tem recebido alunos que possuem algum tipo de deficiência, seja física ou intelectual, fazendo com que eles tenham a oportunidade de aprimorar ainda mais seus conhecimentos e aprendizados.
A professora Jacira Vieira, coordenadora do CAEE de Piaçabuçu, ressalta que o maior objetivo do CAEE é complementar a aprendizagem dos alunos por meio de um trabalho diferenciado que auxilia no desenvolvimento da autonomia, valorização, incentivo e estímulo das crianças. “O Centro tem como objetivo complementar a aprendizagem dos alunos com um trabalho diferenciado que trabalha a autonomia, a valorização, o incentivo e o estímulo das crianças que é também o papel da escola.”, ressaltou.
Cerca de 50 alunos, entre crianças adolescentes, com diferentes deficiências e dificuldades, são atendidos no centro e distribuídos em turnos e dias semanais. Uma das exigências para inserção no centro é que a criança ou adolescente esteja matriculado na rede escolar.
“Nós temos cerca de 50 alunos no centro, que foram inseridos no censo de 2009, e são distribuídas em dias semanais, pois quando a criança vem para o centro é obrigatório estar matriculado na escola regular do Jardim ao 9 ° ano ou do ensino médio. Estando esse aluno matriculado na escola, no contraturno ele vem para o centro.”, explica a professora e coordenadora Jacira Vieira.
A inclusão social ainda é um desafio enfrentado por muitos municípios, mas em Piaçabuçu esse desafio vem sendo superado. Essa valorização aos alunos com dificuldades especiais se efetua pelo resgate dos valores culturais, o que fortalece a identidade individual e coletiva, bem como o respeito ao ato de aprender e de construir.