Workshop Prefeitos do Futuro aborda inovação para prefeituras alagoanas Empreendedorismo
Evento reuniu prefeitos e secretários de vários municípios alagoanos e abordou aspectos da gestão pública inovadora
Para discutir inovação e metodologias ágeis, apresentando casos de sucesso e competências necessárias para gestores municipais dos próximos anos, diante de desafios globais, o Sebrae Alagoas promoveu em sua sede, em Maceió, na última segunda-feira (11), o Workshop Prefeitos do Futuro. O evento reuniu prefeitos e secretários de diversos municípios alagoanos.
O workshop foi aberto pela cofundadora do projeto Prefeitos do Futuro e ex-prefeita do município de Nova Bandeirantes/MT, Sol Sousa, que também é diretora de Inovação da Associação Brasileira dos Municípios, diretora da Rede Brasileira das Cidades Inteligentes e Humanas, além de prestar consultoria na área em gestão de cidades.
Ela abriu o evento compartilhando a experiência de quando foi prefeita no interior do Mato Grosso, de 2013 a 2016, e se capacitou mais sobre gestão ágil e inovação, tudo isso para a mudar a realidade de sua cidade. No início do mandato, tinha 20% de aceitação e após se aprimorar, concluiu o mandato com 95%.
“Essa experiência transformou a minha vida. No começo do mandato, passei por momentos de bastante dificuldade. Eu era empresária e trouxe uma visão empresarial para a minha gestão. Em primeiro lugar, tive que me aceitar enquanto gestora e que estava sem nenhuma ponte para a inovação e para o sucesso como melhoria da qualidade de vida das pessoas de lá”, afirma.
Sol Sousa ainda abordou que as cidades inteligentes começam com as pessoas, quando o prefeito dá poder a elas para que possam escrever os projetos estratégicos com o gestor, com os secretários e, assim, caminharem juntos. Dessa forma, segundo a ex-prefeita, conseguiu implantar 30 projetos em 150 dias durante sua gestão.
Cofundador dos Prefeitos do Futuro, professor de MBA, consultor na área em Cidades Inteligentes e mentor no Laboratório de Inovação do Sebrae, Alexandre Souza, abordou alguns dilemas na vida dos prefeitos ao alocar recursos e tomar decisões que influenciam na vida das pessoas, enfatizando que é preciso ter estratégia para mudar a vida dos munícipes, tendo amor pelas pessoas, ordem nos processos e progresso nos resultados.
“As urgências de um mandato acabam tirando o foco da estratégia. Os prefeitos acabam recebendo muitas demandas e não conseguem executar o plano de governo. E em nosso projeto, tentamos mostrar um formato utilizados por startups para que os prefeitos consigam dar contar disso. Segundo Freud, mudar dói e as pessoas só mudam quando a dor de ficar onde estão é maior do que a dor de mudar”, lembra.
Cidades de hoje e do futuro
Durante o workshop, o ex-prefeito de Maringá, Sílvio Barros, lembrou alguns desafios e fatores determinantes para um futuro de sucesso nas prefeituras como a saúde, educação e tecnologia. Ele também apontou alguns temas discutidos no Fórum Mundial Urbano, promovido pela ONU Habitat, em Katowice, na Polônia, como questões de sustentabilidade social, econômica, ambiental e especial, encontradas na nova agenda urbana. A agenda é baseada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
“A ONU organiza essa iniciativa porque a maior parte da população global mora nas cidades e os maiores problemas que o mundo tem estão nas cidades. As soluções que precisamos encontrar também estão nelas. 65% das metas dos ODS não serão alcançados até 2030 se não tivermos a participação dos nossos municípios”, ressalta Sílvio Barros.
Sebrae e a gestão pública
Um dos participantes do workshop Prefeitos do Futuro foi o prefeito do município de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, destacou a importância do workshop para discutir o perfil de prefeitos do futuro e de ações como o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na qual o gestor ganhou duas categorias na etapa estadual este ano: Compras Governamentais e Sala do Empreendedor.
“O Sebrae tem promovido várias iniciativas e eventos como este que nos ajudam muito na administração do nosso município e discute os perfis dos prefeitos de agora e do futuro. Isso mostra a abrangência do Sebrae para a gestão pública. Nos auxilia desde a agricultura familiar, com as micro e pequenas empresas, até as nossas prefeituras. Esse é um trabalho brilhante que contribui com o desenvolvimento dos municípios de todo o Brasil”, pontua.
A gerente da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Renata Fonseca, ainda falou sobre a importância do workshop para despertar características necessárias para o enfrentamento de novos desafios na gestão pública.
“É uma experiência nova que estamos oferecendo. É uma forma diferente de falar sobre gestão pública, passando ferramentas para despertar um olhar mais moderno, de inovação na gestão pública. São temas que já conversamos com os prefeitos, mas ainda, quando falamos de inovação, muitos só pensam nas empresas. Precisamos começar a inovar também nas prefeituras, otimizar os processos. Isso é algo que vai além da transformação digital”, conclui.
Por: João Paulo Macena | Fotos: Kelvin Gomes