Ziulkoski se reúne com diretoria do Conaci para discutir aperfeiçoamento de controle interno nos Municípios Administrativa
Com o objetivo de aprimorar o controle interno dos Municípios, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, e o 1º vice-presidente da entidade municipalista, Julvan Lacerda, se reuniram com a diretoria do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) na tarde de terça-feira, 15 de fevereiro.
Ziulkoski participou de forma online e comentou a necessidade de aperfeiçoamento deste setor na gestão municipal. “É uma necessidade dos Municípios. É muito importante nos aprofundarmos nesse assunto e em todo o conjunto de normas do país, por exemplo, pois temos os Municípios pequenos e são eles os que mais sofrem com relação à falta de controle interno. Isso, lá na frente, pode representar um problema para o prefeito”, disse.
O presidente da CNM também ressaltou a importância desse relacionamento com o Conaci. As duas entidades devem iniciar um protocolo de trabalho para cooperação entre as duas partes, com o objetivo de beneficiar os Municípios. “Pensando de forma ambiciosa podemos fazer bastante coisa”, comentou Ziulkoski.
Julvan Lacerda, que também é presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), lembrou do período em que foi prefeito de Moema, em Minas Gerais, e das dificuldades para fazer uma fiscalização efetiva. “Eu mesmo fui um controlador interno do meu Município quando fui prefeito e vejo que há necessidade de amadurecer esse setor da administração. É um ponto que devemos investir como gestores públicos”, pontuou.
O presidente do Conaci, Rodrigo Fontenelle, destacou a experiência do Conselho em auxiliar os gestores das grandes capitais. “O que a gente puder agregar, estaremos à disposição, pois nós estamos em todos os Estados e queremos entender as demandas dos Municípios, ajudar no trabalho do prefeito, por uma gestão mais transparente”, destacou.
Ainda participaram da reunião o gerente da assessoria parlamentar da CNM, André Alencar, os consultores da entidade Elena Garrido e Valtuir Nunes, além do vice-presidente do Conaci, Edmar Camata, e a secretária executiva do Conselho, Débora Pinto Severino.
Conaci
É uma associação formada por controladores internos dos Estados. Faz parte de sua atuação a coordenação e articulação das ações de interesse dos órgãos de controle interno, a realização de debates e eventos de interesse de seus membros e a coordenação e desenvolvimento de programas e projetos voltados à construção de mecanismos de controle que possibilitem ao país avançar econômica e socialmente, aproximando o poder público dos cidadãos.