Novidades do Espaço do Patrocinador atraem público da XXV Marcha Municípios
Novidades do Espaço do Patrocinador atraem público da XXV Marcha
O prefeito de Fartura do Piauí (PI), Orlando Costa, foi um dos primeiros visitantes. Para o gestor, o ambiente é propício para que o público possa conhecer as inovações em ferramentas que facilitem o trabalho na prefeitura e promovam melhorias para a população. “É a segunda Marcha [de] que participo e esse espaço sempre traz muitas informações. Acho importante estar aqui, pois o prefeito que não participa da Marcha fica sem informação”, destacou.
As vereadoras de Campo do Brito (SE), Jusileide Dias e Maria Valdilece, representaram o legislativo da cidade na XXV Marcha. Elas elogiaram o Espaço do Patrocinador neste ano e destacaram a relevância de intensificar as conversas com os expositores parceiros. “Achei que está bastante organizado e com mais empresas que podem oferecer oportunidades para o nosso Município”, considerou Jusileide Dias. “O espaço neste ano está mais aconchegante”, complementou Maria Valdilece.
Outro participante que passou pelos estandes foi o prefeito de Conceição do Rio Verde (MG), Pedro Paulo. Ele disse que também tem o hábito de visitar o local antes do início das palestras das arenas temáticas e da programação principal. “O espaço é uma grande vantagem para os prefeitos e vamos buscar novidades neste ano”, enfatizou.
Desoneração e encerramento de mandato
Dois temas que serão debatidos na programação principal da edição deste ano da Marcha chamaram a atenção dos prefeitos. Pleito que será intensificado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e fundamental para a situação fiscal das prefeituras, a manutenção de alíquotas menores na desoneração da folha de pagamento estará em foco na terça-feira, 21 de maio.
Vale lembrar que na última sexta-feira, 17 de maio, uma liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, manteve a alíquota de 8% para os Municípios, mas apenas por 60 dias. Paralelamente, a CNM atua para aprovar a Emenda 6 de Plenário à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023, que prevê um escalonamento da alíquota de 8% em 2024, ampliando para 10% em 2025, 12% em 2026 e ficando em 14% a partir de 2027.
O prefeito Orlando Costa entende que a manutenção da alíquota patronal de 8% para os Municípios precisa ser mantida como forma de aumentar a capacidade de investimentos na sua cidade e atender à população. “É importante para o nosso Município porque, baixando de 22% para 8%, economiza mais de 60% e será uma grande vantagem para investirmos e ajudar quem precisa. Temos uma demanda muito grande”, explicou o prefeito piauiense.
A Marcha deste ano também marca o encerramento de mandato dos gestores, e as atenções devem ser redobradas. Como forma de auxiliar prefeitos e vereadores, a programação da Marcha deste ano terá palestras com orientações sobre as condutas vedadas e permitidas no último ano da gestão. Esse assunto trouxe expectativa para o prefeito mineiro. “A gente precisa desses direcionamentos para não deixar nada pendente”, disse o prefeito de Conceição do Rio Verde. A programação da XXV Marcha vai até a próxima quinta-feira, 23 de maio.
Por: Allan Oliveira
Da Agência CNM de Notícias