Ministro das Cidades destaca lançamento do MCMV para Municípios de até 50 mil habitantes Marcha 2024
Ministro das Cidades destaca lançamento do MCMV para Municípios de até 50 mil habitantes
Primeiro convidado para o painel com o governo federal desta quinta-feira, 23 de maio, o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, destacou na XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios o lançamento de um fundo exclusivo para os Municípios com menos de 50 mil habitantes do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). A medida deve ser lançada pela Pasta na próxima semana.
O convidado foi recebido pelo primeiro tesoureiro da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e prefeito de Santarém, no Pará, Nélio Aguiar, que destacou a relevância do Ministério das Cidades para a população. “É importante ter uma política pública voltada para a cidade e desenvolvimento. São muitas pautas importantes como água, esgoto, saneamento, drenagem e pavimentação”, disse.
Em sua participação, o ministro esclareceu que a medida vai ocorrer por meio do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). “Será um convênio direto com as prefeituras. O Município é que vai executar as obras”, explicou Barbalho, ao enfatizar ao público da XXV Marcha o alcance do MCMV ao longo dos anos.
Por conta dos desastres naturais que ocorreram nos Municípios do Rio Grande do Sul, o ministro reforçou o adiamento da VI Conferência Nacional das Cidades, que ficou para o ano que vem. “Prorrogamos o calendário da VI Conferência Nacional das Cidades, incluindo as etapas nacionais, municipais e estaduais. Essa alteração era necessária para permitir que os Municípios afetados e o Estado do Rio Grande do Sul pudessem ser parte ativa em todo o processo da Conferência”, argumentou.
Ainda sobre os desastres naturais e a relevância dos Municípios na Federação, Barbalho enfatizou que o Ministério das Cidades está à disposição dos prefeitos. “Tenho a clareza de que a população vive nas cidades. Quem tem que dizer quais são as prioridades dos Municípios são vocês. O Ministério das Cidades está mergulhado de corpo e alma na tarefa de socorrer o Rio Grande do Sul”, complementou.
Por: Allan Oliveira