Governador aprova regulação dos serviços de média e alta complexidade do CONISUL Municípios
Nesta segunda-feira (02), o presidente do Consórcio, Marcius Beltrão, acompanhado do superintendente, Pedro Madeiro, esteve em audiência com o governador de Alagoas, Renan Filho, e secretária estadual de Saúde, Rosângela Wyszomirska, no Palácio República dos Palmares. Na pauta, a apresentação do projeto de regulação dos serviços de média e alta complexidade, que vem sendo gerenciado pelo CONISUL desde julho de 2014 com apoio do estado.
Na oportunidade, os assessores técnicos do Consórcio, Marcos Faustino e Eliel Veiga apresentaram os números dos procedimentos realizados pelo consórcio no ano de 2015, que somaram 20.925 consultas, 3.651 cirurgias e 270.330 exames, além dos valores praticados por cada procedimento, as ofertas de serviços e a relação dos prestadores.
Também foi apresentada a interface do sistema de regulação, em que todos os procedimentos são agendados e acompanhados e monitorados, pelos municípios e consórcio. Entre variadas funcionalidades, o software permite que os recursos destinados aos procedimentos sejam monitorados, relacionando nominalmente os usuários e apresentando um histórico de atendimentos, ausências, encaminhamentos, sendo um dos sistemas mais completos na gestão da saúde.
Marcius Beltrão ressaltou a transparência em todo o processo que envolve os projetos do CONISUL, que além da regulação faz a compra compartilhada de medicamentos. “Nosso portal dispõe de todas as informações relacionadas com os processos abertos e em andamento, tudo está acessível à sociedade, de forma transparente e simplificada”, ressaltou.
Renan Filho ficou impressionado com os resultados do Consórcio e solicitou que a Secretaria de Estado da Saúde apresente os dados de procedimentos realizados, para que haja um comparativo em relação às demais regiões de Alagoas. “Muito bom saber que uma iniciativa dessa natureza está dando certo e levando serviços de qualidade aos alagoanos, estou satisfeito com tudo, sobretudo com a transparência na gestão dos recursos públicos”, elogiou.
A secretária falou sobre a importância da criação de consórcios intermunicipais, para regionalização dos serviços e organização das demandas por serviços de saúde de média e alta complexidade. “Alagoas possui capacidade de criar consórcios dentro das regiões de saúde para gerenciar projetos e viabilizar recursos, de modo a organizar melhor os fluxos e regular os serviços de média e alta complexidade. E a secretaria, a exemplo do que acontece com o CONISUL, oferece e incentiva a parceria”, afirmou.
ASCOM CONISUL