Iteral promove a primeira feira livre no município de Coqueiro Seco Coqueiro Seco
A ação foi uma solicitação da gestão municipal e integra o projeto da Feira Agrária do Crédito Fundiário
Texto e fotos: Helciane Angélica Santos Pereira
O município de Coqueiro Seco situado na região metropolitana, receberá nos dias 04 e 05 de outubro o projeto Feira Agrária do Crédito Fundiário. A atividade é uma realização do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) e conta com o apoio da prefeitura municipal.
“O município não possui tradição de feira livre, e essa parceria entre o Iteral e a prefeitura será essencial para o desenvolvimento da agricultura familiar em Coqueiro Seco. Por onde nós temos passado, a feira é um grande evento porque movimenta as cidades, destaca a cultura e os talentos dos artistas locais, e ainda, contribui para o escoamento da produção agrícola e do artesanato. Estamos felizes com mais essa parceria!”, afirmou Jaime Silva, diretor presidente do Iteral.
A feira reunirá cerca de 40 participantes entre pequenos produtores rurais do município, pescadores, artesãos, apicultores e boleiras dos bairros Centro, Ribeira, Brasília e Povoado Cadoz. Também terão convidados de outros municípios, representantes das unidades produtivas do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF), quilombolas e agricultores familiares de assentamentos e acampamentos.
“Eu me sinto muito feliz e gratificada! A feira de Coqueiro Seco já fazia parte do nosso plano de Governo e pelas dificuldades que eu encontrei no município não podemos efetivá-la, e graças a Deus tivemos essa brilhante oportunidade. O município, os funcionários e secretarias vão acatar isso com o maior carinho e profissionalismo para tudo acontecer da melhor maneira. E nós só temos a agradecer a equipe técnica do Iteral que vai nos presentear com esse acontecimento.”, declarou a prefeita Decele Damaso.
Serão comercializados produtos da agricultura familiar (frutas, tubérculos e hortaliças), mel, farinha, tapioca, beiju, doces caseiros, artesanato diversos e comidas típicas produzidas com pescados, sururu, massunim e crustáceos. A programação cultural é totalmente gratuita e será composta por grupos folclóricos, apresentação artística de estudantes, grupo musical da melhor idade, filarmônica e o show do sanfoneiro Lula Sabiá e banda.
Programação Cultural:
04/10/2019 (SEXTA-FEIRA)
09:30 – Abertura Oficial com a Filarmônica Municipal Prof. Francisco de Carvalho Pedrosa e os alunos das escolas (José de Carvalho e Maria Antônia) cantando os hinos do município, Estado e do Brasil.
10:00 – Alunos da escola (Maria Antônia) apresentam a Dança das Taieiras.
15:00 – Alunos da escola (Pedro de Carvalho) apresentam a dança Bumba meu boi.
15:30 – Alunos da escola (Celina Pedrosa) apresentam as danças Pastoril e Carimbó.
18:00 – Bingo de um balaio com produtos da agricultura familiar
19:00 – Grupo da Melhor Idade Rosas do Campo – CRAS
20:00 – Show do sanfoneiro Lula Sabiá e banda
05/10/2019 (SÁBADO)
08:40 – Apresentação da Filarmônica Municipal Prof. Francisco de Carvalho Pedrosa.
09:30 – Alunos da escola (Paulo Soares) – Apresentam a Feira do Mangaio “Xaxado”.
10:30 – Apresentação do Pastoril Nossa Senhora Mãe dos Homens
11:00 – Apresentação da “Chegança Silva Jardim”