Prefeita de Mar Vermelho se posiciona sobre PEC que pode extinguir municípios alagoanos Mar Vermelho
A prefeita de Mar Vermelho, Juliana Almeida, falou com o blog Política82 sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Pacto Federativo que prevê a extinção dos municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria inferior a 10% da receita total. Pela proposta, estes seriam incorporados por outras cidades.
Juliana considera que a população precisa ser ouvida, pois a proposta vai além do aspecto financeiro. Para a gestora, a identidade das pessoas está em jogo por causa das questões culturais, sociais e históricas. Ela pontua que a ideia trouxe inquietação nos municípios que se enquadram na proposição.
A prefeita defende que o indivíduo nasce, cresce, constitui família, envelhece e cria um vínculo inestimável com a cidade onde mora. Ela acredita que haverá cautela e bom senso dos congressistas com a questão.
Em Alagoas, segundo levantamento da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), atualmente cinco municípios têm os requisitos previstos na PEC: Belém, Feliz Deserto, Jundiá, Mar Vermelho e Pindoba.
No próximo ano, Juliana Almeida encerra o 2º mandato e não será candidata.