Sebrae, Senai e Sindivest vão confeccionar 90 mil máscaras de proteção Municípios
Robson Muller – Savannah Comunicação Corporativa
Foto: Arquivo Senai/AL
Em tempos de crise sanitária, soluções criativas e solidárias podem fazer diferença na vida de quem mais precisa. Com o intuito de ajudar a sociedade alagoana na luta contra o novo coronavírus e de apoiar pequenas empresas e associações de costureiras, que enfrentam o desafio de superar os efeitos da quarentena, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Alagoas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial me Alagoas (Senai) e o Sindicato da Indústria do Vestuário de Alagoas (Sindivest), irão confeccionar 90 mil máscaras de proteção a serem utilizadas para conter a propagação da Covid-19.
A articulação entre as entidades foi iniciada há algumas semanas. O Sebrae em Alagoas ficou com a responsabilidade de doar todos os insumos que serão utilizados para a confecção das máscaras, ou seja, tecido, linha e elástico. Depois, o material foi levado até o Senai, que ficou responsável pelo corte dos insumos e, posteriormente, com o apoio do Sindivest, pela entrega do material às empresas e associações de costureiras que irão atuar na produção do item de proteção individual.
De acordo com o presidente do Sindivest, Chico Acioli, a distribuição dos insumos foi iniciada no início desta semana. “Iniciamos, nessa segunda-feira (20), a entrega do material para as empresas e associações de costureiras envolvidas. 25% dessas máscaras serão vendidas pelas empresas e associações de costureiras do estado, responsáveis pela produção. 25% serão encaminhadas para o Senai e 50% para o Sebrae, que farão doações para comunidades e carentes de Alagoas”, informou.
“Entendo que essa parceria é extremamente importante para a indústria, pois contribuirá com a manutenção de empregos e com a geração de renda em um momento muito delicado para a nossa economia”, complementou o presidente do Sindivest.
Anteriormente, as empresas e associações de costureiras envolvidas no processo de confecção das máscaras receberam consultoria online do Senai. Na ocasião, os pequenos negócios foram orientados sobre os processos de recebimento dos materiais e de produção das máscaras, obedecendo os padrões de segurança sanitária, que exigem, por exemplo, a higienização dos equipamentos, ambientes e operadores de máquinas.
Segundo o superintendente do Sebrae em Alagoas, Marcos Vieira, o momento atual é preocupante e atinge mais drasticamente as economias emergentes. “Estamos preocupados com a saúde da sociedade, diante da pandemia do novo coronavírus, e com o que acontece na economia, essa crise avassaladora, que ocorre em todo o mundo e especialmente em países em desenvolvimento o impacto é maior; além da nossa região que, mesmo tendo muitas riquezas, é frágil economicamente”, afirmou.
“Para colaborar, nos unimos para realizar essa medida de responsabilidade social, apoiando a sociedade com a produção de máscaras, pois estão sendo indicadas para a proteção individual diante do vírus, além de apoiar as empresas e associações de costureiras que estão dedicadas na produção das máscaras”, finalizou o superintendente.
Sebrae com Atendimento Remoto
Toda a equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários por meio dos canais remotos e digitais. Além disso, pode contar com a estrutura de cursos online e gratuito do portal EAD Sebrae, com mais de 100 opções de cursos.
O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos, como o portal sebrae.com.br/alagoas, 0800 570 0800, Telegram t.me/sebraealagoas, WhatsApp (82) 99999-5519, Chat e e-mail fale.sebrae.com.br, Instagram @sebraealagoas, Twitter @sebraealagoas, Facebook /SebraeAlagoas, Youtube @sebraealagoas, e LinkedIn Sebrae Alagoas.