Alagoas adere ao GOV.BR para impulsionar a transformação digital de serviços públicos Municípios
Com a adesão, o estado passa a ter acesso a soluções tecnológicas do Governo Federal para reduzir a burocracia e ampliar a oferta de serviços digitais
O Estado de Alagoas agora faz parte do GOV.BR. A adesão à plataforma do Governo Federal tem por objetivo acelerar a digitalização de serviços públicos com foco nos usuários e reduzir a burocracia. A rede interativa já conta com a participação de 69 municípios, sendo 12 capitais (entre elas Maceió), além de 15 estados e o Distrito Federal.
“Com o GOV.BR, estamos atuando de forma articulada, colaborando com estados e municípios para facilitar a vida dos cidadãos brasileiros, reduzir a burocracia e melhorar o ambiente de negócios no país”, destaca o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Paes de Andrade. Ele reforça ainda que a atuação colaborativa com os demais entes federados “impulsiona e integra as iniciativas por um governo 100% digital”.
Para o secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, Fabrício Marques Santos, a adesão ao GOV.BR vai ampliar a colaboração, o intercâmbio, a articulação e a criação de soluções inovadoras para a população alagoana. “Ao fazer parte da rede GOV.BR vamos estar num constante compartilhamento de conhecimentos, técnicas e tecnologias com os demais entes subnacionais, o que só traz benefícios tanto para nós, que estamos por trás de toda essa mobilização, quanto para a sociedade alagoana, que é quem mais precisa e quem mais vai ganhar com essa adesão”, ressalta o secretário.
Ao aderirem ao GOV.BR, estados e municípios assumem o compromisso de seguir as diretrizes do governo federal sobre a oferta dos serviços públicos digitais e a simplificação do atendimento prestado aos cidadãos, com foco na experiência do usuário. As experiências de transformação digital são debatidas e aperfeiçoadas de forma constante.
Benefícios da atuação coordenada
Um dos eixos da Estratégia de Governo Digital 2020-2022 – o de Governo Integrado – prevê a integração de dados e serviços da União, estados, Distrito Federal e municípios para ampliar a oferta de serviços e reduzir custos, principalmente para o cidadão.
Os estados e munícios que aderem ao GOV.BR passam a ter acesso às plataformas digitais ofertadas, aos programas de capacitação e aos meios de financiamento para programas de transformação digital, além de apoio técnico na aplicação de estratégias de digitalização de serviços públicos. “A atuação em rede permite que os governos conversem entre si, compartilhem experiências bem-sucedidas na digitalização dos serviços públicos no país e tornem mais simples o atendimento do Estado ao cidadão por meio do GOV.BR”, afirma o secretário de Governo Digital, Fernando Coelho Mitkiewicz.
O superintendente de Modernização da Gestão da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, Thiago Ávila, destaca os benefícios de fazer parte da rede. “Com a adesão, o Estado e a população passam a ter acesso a benefícios e mecanismos importantes para a prestação de serviços digitais, como o login GOV.BR, que possui um alto nível de segurança, e maiores facilidades para aderir aos contratos de compras de TI do Governo Federal, que costumam ter valores bem mais baixos. O Estado sai ganhando e os cidadãos também”, afirma.
Para saber mais detalhes sobre a rede colaborativa e conferir todos os estados e municípios que integram o GOV.BR, acesse a página do Governo Digital
Texto de Ascom ME e Ascom Seplag