Sesau orienta sobre atendimentos no ambulatório do Hospital da Mulher Municípios
Serviços contemplam público feminino e realização da hormônio transição
Suely Melo
Os serviços do Ambulatório do Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveira, localizado no bairro Poço, em Maceió, estão funcionando normalmente com consultas especializadas para o público feminino e de hormônio transição. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que para ter acesso aos serviços, basta o paciente ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde o médico verá a necessidade de um serviço especializado para fazer o encaminhamento pelo Sistema Nacional de Regulação (SisReg), justificando a necessidade do atendimento.
Já nos casos voltados à hormônio transição, também atendidos no Ambulatório do Hospital da Mulher, os pacientes não precisam se deslocar até as UBS. Para agendar a avaliação e as consultas com especialistas, os interessados podem ligar para o telefone 3131-1397, de segunda a sexta- feira, no horário das 8h às 18h, ou se preferirem também podem ir até uma UBS.
Para os demais casos que precisam de encaminhamento, a Regulação Médica Estadual recebe a demanda do sistema e organiza o agendamento para o Hospital da Mulher. Ao chegar no HM, o paciente deverá ter em mãos o formulário que é entregue pela Unidade Básica de Saúde, gerado pelo SisReg, que mostra o dia, horário e a especialidade médica da consulta. Também é preciso levar identidade, CPF, Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, o Ambulatório do Hospital da Mulher é mais um serviço que a Rede Hospitalar do Estado oferece aos alagoanos, assegurando assistência especializada às mulheres e às pessoas que pretendem realizar a hormônio transição. “O propósito de nossa gestão é assegurar assistência qualificada, ágil, eficiente e com o maior número de serviços possível, sempre seguindo as diretrizes do SUS. Até a inauguração do HM, em 2019, as mulheres alagoanas não contavam com uma unidade de saúde exclusiva para assisti-las, mas, esse vazio assistencial foi preenchido, bem como, para àqueles que desejam passar pelo processo de terapia com hormônios para a transição de gênero”, ressaltou Ayres.
O Ambulatório do Hospital da Mulher tinha dado uma pausa nos atendimentos, em fevereiro de 2020, devido ao HM ter ficado exclusivo para o atendimento de pacientes acometidos com a Covid-19. Os serviços voltaram a funcionar no dia 14 de outubro de 2021, de segunda a sexta-feira de 7h às 19h. Apenas os atendimentos para cirurgias estão suspensos temporariamente em razão do aumento dos casos de Covid-19, estando programados para serem retomados no mês de março.
No Ambulatório do HM, a população tem acesso à ginecologia geral, planejamento reprodutivo, mastologia, urologia, otorrinolaringologia, proctologia, endocrinologia, psicólogo e psiquiatria. Desde que retomou o atendimento, já foram atendidos 1.768 pacientes. Lá também são disponibilizados exames de citologia, colposcopia, implantação de DIU, ultrassons, tomografia, eletro e exames laboratoriais.