Artesãos alagoanos participam da 4ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura em Fortaleza Cultura
Evento é uma oportunidade para expandir mercado, fechar parcerias, vender mais e mostrar riqueza do artesanato alagoano
A 4ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce), que busca fomentar o mercado e a geração de renda dos artesãos brasileiros, bem como a valorização da cultura artística de raiz, músicas e danças, contou com a participação de 10 unidades de artesanatos alagoanos apoiadas pelo Sebrae Alagoas, representando diversas tipologias e a riqueza da arte local. O evento ocorreu no período de 16 a 25 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
Participou da feira a artesã alagoana Lucineide Gomes Barbosa, que representa o Grupo Produtivo Luart do Pontal da Barra, em Maceió. O grupo, que está no mercado há 31 anos, produz diversas peças com a utilização do Bordado Filé, Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas, como bolsas, vestuário e artigos para o lar.
Lucineide falou sobre a importância do apoio do Sebrae aos artesãos e os primeiros resultados conquistados no evento. “Esse apoio que o Sebrae nos dá é muito importante, principalmente por ainda estarmos atravessando uma crise. A pandemia ainda não acabou e não está sendo um período fácil. Com essa parceria, nós nos sentimos acolhidos pelo Sebrae, pelo nosso Estado, que sempre estão presentes. Isso é maravilhoso. Aqui, já atendemos a lojistas e até atacadistas, fechando bons negócios”, afirmou.
Além de Lucineide, também participaram os seguintes artesãos: Enauro Rocha (com o Coité, de Maceió); Aberaldo Sandes ( com arte em Madeira, da Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar); Mestre André da Marinheira (com esculturas em madeira, de Boca da Mata); Associação Pontal Arte (com a palha de ouricuri, de Coruripe); Jasson Gonçalves (com a arte em madeira, de Belo Monte); Karla Vanessa Souza Gomes (com pinturas, da Barra de Santo Antônio); Rafael da Silva Palmeira (com mosaico em vidros, de Palmeira dos índios); Amor Caseado (ponto caseado, de Boca da Mata) e Mimos de Dona Peró (com o bordado livre, de Capela).
A analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Marina Gatto, destacou que essa é a primeira vez que os estados vão participar da Fenacce, que acontecia apenas com expositores regionais. Nesta edição, o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) investiu na compra dos espaços do evento para todos os estados do Brasil.
“Os artesãos de Alagoas nessas feiras são diretamente beneficiados através do PAB, que arca com a compra dos espaços coletivos e disponibiliza o caminhão para transporte de mercadoria. Já o Sebrae Alagoas apoia com a logística desses artesãos e favorece o acesso a novos mercados e, consequentemente, contribui para aumento de vendas e fortalecimento do empreendedorismo de cada artesão envolvido”, conclui.
Sobre a Fenacce
A quarta edição da Fenacce conta com aproximadamente 180 estandes com exposições de trabalhos de todos os estados brasileiros. A programação ainda traz shows musicais, palestras, oficinas e espaço gastronômico, além do ‘Salão do Programa do Artesanato Brasileiro’, que reunirá expositores de várias regiões. Nesta ação, serão expostas artes e suas variações culturais. Um dos destaques da Fenacce é a ‘Rodada Internacional de Negócios’, que busca incentivar o investimento do exterior para aumentar as vendas de artesãos do Brasil.
A Fenacce é apoiada pelo Governo do Ceará, Central de Artesanato do Ceará (CeArt), Prefeitura de Fortaleza, Sebrae, Sistema Fecomércio, Sesi, CNC, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).