Coegemas debate reconstrução do SUAS durante Congresso
Os desafios da assistência social na atual conjuntura sócio política brasileira, é um dos temas abordados na sala temática de Assistência Social do Congresso dos Municípios Alagoanos 2023, durante todo o dia 19. A sala foi coordenada pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social- COEGEMAS.
Rosângela da Silva Ribeiro, assistente social,especialista em Educação para os Direitos Humanos e consultora da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) falou sobre o Planejamento, Monitoramento e Avaliação, como elementos de defesa e reconstrução do SUAS.
Representante da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e do Coegemas palestraram sobre instrumentos de gestão e o SUAS.
O Sistema Único de Assistência Social (Suas) comporta quatro tipos de gestão: da União, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios.
O congresso é dividido em várias salas temáticas com eixos de atuação, como turismo, cultura, meio ambiente, comunicação, licitação, assistência social, educação, controle interno e administração pública.
Moderno e com ambientes para troca de saberes e negócios, o congresso, dentro do Congresso dos Municípios Alagoanos traz nomes nacionalmente consagrados para qualificação, de gestores e técnicos, em diferentes temas para o setor público.
Os municípios terão o suporte de técnicos especializados para solucionar problemas burocráticos com o desenvolvimento de uma mudança de comportamento e hábitos na administração pública. A qualificação, em cada tema, é gratuita.