Artesanato alagoano participa da 22ª Fenearte Cultura
Homenageando os 30 anos do movimento Manguebeat, a 22ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) teve início na quarta-feira (06), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, e conta com a presença do artesanato alagoano. Oito unidades produtivas apoiadas pelo Sebrae Alagoas estão presentes no estande organizado pelo governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur), nessa que é considerada a maior feira de artesanato da América Latina.
Entre os mestres artesãos, artesãos individuais e entidades representativas do artesanato alagoano presentes à Fenearte estão o mestre Arlindo Monteiro, com o artesanato no palito de fósforo; Guadalupe Ferreira, com suas obras em xilogravuras; Karla Vanessa, com vasos e objetos para decoração; Maria Eroneide Laurentino, a Nena de Capela, com peças em argila; bordado filé da Associação de Artesãs do Pontal da Barra; a Associação Pontal Arte com peças em palhas de Ouricuri; Casa Artífice, com obras em argila; e Fulô.A, com os seus bordados.
A analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Marina Gatto, destaca a importância do apoio do Sebrae aos grupos produtivos, sobretudo para que eles divulguem seus negócios, ampliem mercado e vendam mais no evento, que seguirá até o próximo dia 17.
“O Sebrae viabiliza a participação deles no espaço do PAB – Programa de Artesanato Brasileiro. Serão 12 dias de feira, então o Sebrae apoia esses grupos no transporte e hospedagem para que esses artesãos consigam participar e vender seus produtos. Essa feira é a maior de artesanato da América Latina e tem uma grande visibilidade, principalmente para abertura de mercado junto aos grandes compradores”, afirma.
Sobre a 22ª Fenearte
Durante 12 dias, as mais surpreendentes criações artesanais do Brasil e do mundo podem ser encontradas no evento. A Fenearte, juntamente com o Centro de Artesanato de Pernambuco, entre outras iniciativas do governo do Estado de Pernambuco, tem como objetivo valorizar e difundir os saberes tradicionais, estimular o potencial de crescimento dos artesãos e artesãs, funcionando como importante elemento estruturador da cadeia produtiva.
A 22ª Fenearte conta com cerca de 5 mil expositores distribuídos em 700 espaços, em uma área de 30 mil m². Além disso, são 26 estandes representando outros países, entre eles Angola, Emirados Árabes, Filipinas, Peru, Turquia e Tailândia, 23 de outros estados do Brasil e do Distrito Federal. Com investimento de R$ 7 milhões, o evento deve gerar cerca de 2,5 mil postos de trabalho temporário e tem uma expectativa de movimentação financeira de R$ 40 milhões. A organização espera atrair mais de 200 mil visitantes.