CNM disponibiliza atendimento técnico para orientação aos participantes do segundo Congresso Nacional de Contabilidade Municipal Administrativa
A Contabilidade como ciência da informação financeira é responsável pelo registro de todos os atos e fatos que provocam alteração no patrimônio. Especialmente no setor público, onde a administração governamental precisa seguir rigorosamente princípios e mandamentos legais, as alterações patrimoniais advêm de diversos ramos e setores distintos, devido à gama de possibilidades arrecadatórias e de execução de despesa possíveis, todas essas em função da natureza de ofertar e servir bens e serviços a sociedade.
Pensando na complexidade envolvida e na grande especificidade que cada Município possui, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) irá ofertar para os participantes que estiveram no 2º Congresso de Contabilidade Municipal um espaço para orientações e trocas com os técnicos da entidade das áreas finalísticas de Educação, Saúde, Assistência Social e Cultura.
O Congresso será realizado entre os dias 10 e 12 de julho, na sede da CNM, em Brasília. Os técnicos irão se dividir em turnos durante todo o evento e não será necessária a inscrição prévia para realizar os atendimentos. Basta ao participante trazer sua dúvida, sugestão ou crítica e aproveitar ainda mais o Congresso interagindo com outras áreas da Confederação.
A entidade municipalista entende que na contabilidade aplicada ao setor público um dos maiores desafios é espelhar adequadamente cada fenômeno setorial e servir de base para o processo de prestação de contas e responsabilização, assim como a tomada de decisão de cada desses gestores públicos setoriais.
Mas, para que isso ocorra de forma mais efetiva, o contador precisa também acessar uma variedade de normas específicas de cada uma das áreas e interpretar os fenômenos tendo por base o ramo da contabilidade pública em conjunto com a política pública específica.
Faça a sua inscrição aqui.