Conagreste recebe visita do Cimpajeu; consórcio público pernambucano veio conhecer serviço de inspeção consorciado Consórcios
A implantação pioneira do SIM/Conagreste (Serviço de Inspeção Municipal Consorciado) crescendo em Alagoas tem chamado atenção de outros consórcios públicos interestaduais. Nesta terça-feira (7), o Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) recebeu a visita de representantes do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeu), da cidade de Afogados de Ingazeira, em Pernambuco.
A diretora executiva do Compajeu, Hilana Santana; o gerente núcleo de Agricultura, João Pedro; a consultora do SIM, Deorlanda Carvalho; o controlador, Vinicius Machado; e o assessor jurídico, Jorival França, vieram conhecer a estrutura do Conagreste, assim como a implantação e funcionamento do SIM consorciado implantado pela instituição.
O Cimpajeu abrange 34 municípios pernambucanos e gerencia o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para os consorciados, uma iniciativa pioneira no Nordeste. Segundo o grupo de representantes, o consórcio pernambucano estuda a possibilidade de implantar um serviço de inspeção para os seus municípios integrantes e veio conhecer a experiência pioneira do Conagreste, para servir de modelo.
O presidente do Conagreste, Marlan Ferreira, recebeu o seleto grupo de pernambucanos junto com o superintendente, Júnior Mota, a chefe de gabinete, Graça Lisboa, ao coordenador administrativo do SIM/Conagreste, Antônio Jatubá, o engenheiro ambiental, Fabrício Lima e o contador Jackson Nicácio.
Antônio Jatubá, apresentou o SIMc, mostrou dados, resultados da implantação, da adesão dos municípios, falou sobre os benefícios para os produtores rurais, para a agricultura familiar e para os gestores e apontou os protocolos burocráticos.
“Temos nos dedicado à implantação do SIM em 21 municípios, destes, 11 já assinaram o termo de adesão. Nosso intuito é criar um livre comércio de produtos de origem animal inspecionados em Alagoas, chancelando o serviço na área de abrangência do consórcio, levando desenvolvimento regional sustentável para os pequenos produtores e para a agricultura familiar”, disse o coordenador administrativo do SIM/Conagreste.
O presidente do Conagreste, Marlan Ferreira falou sobre a satisfação e importância da visita do Cimpajeu.
“É muito gratificante para nós receber os representantes do Cimpajeu. Trocar experiências, apresentar nosso SIM para eles. Isso mostra a seriedade e a importância do nosso trabalho, pois nosso Serviço de Inspeção Consorciado tem atraído o interesse de muitos municípios, inclusive de alguns que não integram o Conagreste, o que nos deixa muito felizes, pois mostra o reconhecimento pelo árduo e importante trabalho que estamos executando”, pontuou o presidente do Conagreste, Marlan Ferreira.
Após a apresentação da estrutura e dos serviços na sede do consórcio, a equipe do Conagreste levou o grupo de representantes do Cimpajeu para conhecer a Associação dos Agricultores Alternativos (Aagra), no município de Igaci. A associação foi o estabelecimento pioneiro na adesão ao Serviço Consorciado. A presidente da entidade, Rosivânia Vieira, recebeu a todos.
Os representantes do Cimpajeu encerraram a visita no início da tarde.
“Agradecemos a receptividade e a disponibilidade em nos mostrar o SIM Consorciado. Parabenizamos a todo o Conagreste pela organização e pela atuação”, disse a consultora do SIM, do Cimpajeu, Deorlanda Carvalho.