Conselho Nacional dos Contadores Municipais é instalado durante a XXIII Marcha Administrativa
Integram o Conselho 52 membros com direito a voto. Destes, 26 são contadores de Municípios de capitais e 26 são contadores de Municípios de interior de pequeno porte. Este último, desde que não integrem regiões metropolitanas brasileiras de até 20 mil habitantes. Além disso, será composto por profissionais ocupantes de cargo, lotados e responsáveis pelas assinaturas das demonstrações contábeis.
“Há algum tempo temos dificuldade em levar a voz do contador municipal aos órgãos de controle até o Conselho Federal de Contabilidade, à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), e discutir as matérias municipalistas com propriedade. Com o Conselho, vamos levar a dificuldade do contador, da administração pública para junto aos órgãos”, disse o analista técnico de Contabilidade da CNM, Marcus Cunha.
Presente na plenária deste último dia de Marcha, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, comemorou a medida. “Vamos aprimorar o protocolo que lançamos agora e organizar o importante setor da administração pública que é a contabilidade”.
Por: Lívia Villela
Foto: Rufino / Agência CNM
Da Agência CNM de Notícias