Cosems-AL cobra da Sesau alinhamento de informações antes das pactuações em CIB Consórcios
O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) Rodrigo Buarque reforçou hoje em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) precisa alinhar as ações com o Cosems-AL antes das pautas chegarem à Comissão para serem pactuadas.
Segundo ele, a primeira responsabilidade com relação ao funcionamento eficaz das Redes de Atenção à Saúde (RAS) é da Sesau. “O que está faltando não é apenas regular os procedimentos de Saúde, mas os técnicos da Sesau conhecerem o funcionamento das redes, sobretudo os Centros Especializados de Reabilitação (CER) do Estado, sendo ao todo 19 no Estado”, enfatizou.
Rodrigo afirmou que o CER de Novo Lino, por exemplo, não tem ajuda financeira do Estado e poderia, com o respectivo apoio, ampliar a oferta para atender Jundiá, Campestre e Colônia de Leopoldina.
“Novo Lino por exemplo oferta serviços para atender pacientes com autismo. A Sesau precisa de fato conhecer a rede, onde estão os serviços, o que funciona e de que forma o Estado pode ser parceiro dos municípios”.
A pauta movimentou o plenário após a apresentação da técnica da Sesau, Ana Carolina, sobre os resultados do monitoramento dos CER no Estado de Alagoas.
A vice-presidente do Cosems-AL Paula Gomes foi enfática ao afirmar que o Estado é o maior responsável pela condução das Redes e pontuou a necessidade da reativação das reuniões do Grupo Condutor da Rede de Pessoas com Deficiência.
Segundo ela, o Grupo precisa voltar a funcionar porque o Estado sozinho não consegue atender as demandas dos municípios.
“Porque a avaliação precisa ter vários olhares e o Estado precisa conhecer in loco as necessidades de cada município, considerando as especificidades deles e os problemas de financiamento e porta de entrada, por exemplo”.
Os secretários de Saúde mostraram as fragilidades desta rede que, de acordo com eles, precisa de mais atenção e de estratégias para minimizá-las. A representante da Superintendência reconheceu a necessidade e se comprometeu com a retomada semanal dos encontros do respectivo Grupo Condutor.