Fundação Palmares lança prêmio de R$ 13 mil para culinária de matriz africana Cultura
Iniciativa premiará 55 projetos sobre a culinária ancestral. Vencedores ganharão ainda kit completo de equipamentos de cozinha, para aprimorar o processamento de alimentos
A partir desta sexta (20), estão abertas as inscrições para a I Edição do Prêmio Sabores e Fazeres da Comida de Terreiro e de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, com o objetivo de fomentar a economia local e contribuir para a preservação do patrimônio gastronômico dessas comunidades.
Fruto de parceria entre o Ministério da Igualdade Racial (MIR) e o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Fundação Cultural Palmares, a iniciativa visa fortalecer, valorizar e divulgar a culinária ancestral dos povos tradicionais, reconhecendo as práticas culturais e saberes transmitidos por gerações.
O edital vai selecionar 55 iniciativas culturais do Brasil que tenham como foco o resgate das tradições culinárias de matriz africana. Os participantes devem registrar em vídeo suas práticas e receitas, destacando a importância histórica e o significado cultural dos alimentos preparados em seus territórios.
Além disso, o prêmio busca identificar as potencialidades de empreendimentos culturais e gastronômicos dentro das comunidades, promovendo a valorização cultural e incentivando a geração de emprego e renda por meio da comida de terreiro e das demais comunidades tradicionais de matriz africana.
Distribuição por região
A premiação será dividida entre as cinco regiões do Brasil, com o objetivo de contemplar iniciativas culturais de diversos territórios, respeitando a riqueza e a diversidade das tradições gastronômicas locais. Cada região receberá 11 prêmios, totalizando 55 vencedores:
Cada iniciativa selecionada receberá um prêmio em dinheiro no valor de R$ 13.000,00, além de um kit completo de cozinha, composto por equipamentos pensados para aprimorar o processamento de alimentos, fortalecendo a infraestrutura local e promovendo a sustentabilidade econômica das comunidades. Os apetrechos:
- Freezer vertical
- Fogão semi-industrial
- Bancada de inox
- Liquidificador industrial
- Processador industrial
- Exaustor
- Batedeira
- Panela de pressão industrial
- Forno micro-ondas
Quem pode participar
Organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, localizadas em territórios de povos e comunidades tradicionais de matriz africana, desde que comprovem pelo menos um ano de existência. As inscrições são realizadas on-line e é necessário enviar um vídeo registrando o fazer cultural da comida de terreiro. Até 4 de outubro.