Notícias de Pão de Acúcar Municípios
Obra de revitalização da orla fluvial de Pão de Açúcar poderá iniciar nos próximos meses
Por ASCOM
Já em sua terceira tentativa, aconteceu, sessão da repetição de edital da TP 01/2016, referente à construção, revitalização e urbanização da orla fluvial da cidade.
Nesta sessão compareceu apenas uma empresa de Rio Grande do Norte. Segundo informações de um membro da Comissão de Licitação da Prefeitura de Pão de Açúcar, depois de terem sido feitos todos os procedimentos legais, agora o processo segue para análise da comissão e do setor de engenharia da Prefeitura.
É importante esclarecer que, segundo, ainda, informações de um membro da Comissão de Licitação, na primeira sessão nenhuma empresa compareceu. Na segunda compareceu só uma empresa, porém, esta estava inabilitada. E na terceira sessão, realizada, nesta terça-feira, compareceu apenas uma empresa. Ela foi credenciada, foram abertos os envelopes e agora a proposta será analisada detalhadamente.
Na próxima semana será publicado o resultado. E em caso de aprovação, a empresa vencedora será a responsável pela construção das tão esperadas obras de construção, revitalização e urbanização da orla fluvial da cidade de Pão de Açúcar, conhecida como “Rua da Frente”.
Segundo o prefeito Jorge Dantas, os recursos destinados a esta tão sonhada obra serão liberados pela Caixa Econômica Federal. Porém, em razão do excesso de burocracia imposto pela Caixa Econômica Federal, para liberar os recursos para construção de obras, as empresas de construção têm demonstrado grande desinteresse em participar de processos licitatórios realizados pelos governos municipais e estaduais.
“No caso da orla fluvial de Pão de Açúcar, a grande burocracia imposta pela Caixa Econômica Federal tem sido o grande obstáculo desta obra. “Em diversos municípios brasileiros as empresas iniciam as obras e depois, por conta da grande morosidade na liberação de recursos, elas desistem de tocar a obra, prejudicando, assim, os gestores que precisam construir e as populações que precisam ser beneficiadas”, disse Jorge Dantas.
Prefeitura através da SEVOSP realiza serviços de limpeza e reposição de lâmpadas em ruas e comunidades de Pão de Açúcar
A Prefeitura de Pão de Açúcar através da SEVOSP realizou, esta semana, serviços importantes no município de Pão de Açúcar, com o objetivo de deixar as comunidades organizadas e aos moradores satisfeitos com as ações realizadas.
Terça-feira (19), na comunidade Boa Esperança, foi feita a reposição de lâmpadas, deixando a localidade mais iluminada. Neste serviço, uma quantidade significativa de lâmpadas queimadas foi substituída por luminárias novas e mais duradouras.
Já na quarta-feira (20), os serviços da SEVOSP foram realizados na sede do município, em especial, na Alameda da Esperança, Conjunto Residencial Dom Bosco, Praça do Bonfim e Travessa Dr. Luiz Machado (Beco da Prefeitura). Para quem não sabe, na Alameda da Esperança estão localizados os prédios da Secretaria Municipal de Educação, Escola Estadual Bráulio Cavalcante, Fórum de Justiça Dr. Átila Pinto Machado, sede do INSS e Ginásio Municipal de Esporte Dr. Átila Pinto Machado.
Segundo o secretário Cacau Machado, diversas equipes atuaram na limpeza e retirada de ervas daninhas e resíduos sólidos destas ruas, deixando as vias públicas com um toque de zelo e organização.
Como as ações da Secretaria de Viação, Obras e Serviços Públicos não param, outras ruas, logradouros e comunidades rurais serão beneficiadas com os serviços da SEVOSP, nos próximos dias, confirmando, assim, a dedicação e o carinho do prefeito Jorge Dantas e do secretário Cacau Machado para com a plaga de Jaciobá.
Prefeitura de Pão de Açúcar dá início à construção de uma escola e duas quadras poliesportivas em três comunidades rurais
efeitura de Pão de Açúcar iniciou, esta semana, a construção de três obras importantes em três comunidades rurais do município. Na comunidade Garrincha está sendo construída uma escola com seis salas de aula e no Assentamento Selma Bandeira e Povoado Meirus estão sendo construídas duas quadras poliesportivas, isto é, uma em cada comunidade.
A unidade escolar da comunidade Garrincha está orçada em R$ 947.945,68 e a obra está sendo construída com recursos do Fundo Nacional da Educação, do MEC, com contrapartida da Prefeitura. O término da obra está previsto para o mês de dezembro deste ano.
Já as duas quadras poliesportivas estão sendo construídas com recursos próprios do município e a previsão é que serão entregues à população no prazo de 120 dias. O valor de cada obra é de R$ 126.891,96.
Estas três importantes obras somar-se-ão às diversas já inauguradas pelo prefeito Jorge Dantas, que, desde que assumiu o comando da Prefeitura de Pão de Açúcar, em 1º de janeiro de 2012, vem realizando importantes obras físicas e sociais nas zonas urbana e rural do município.
Mais obras
Nos próximos dias estão previstos o início das obras de calçamento do Alto Manoel Maria e a segunda etapa do Alto Paraíso, sendo que, nesta segunda localidade, faltam apenas duas ruas receber pavimentação a paralelepípedo, já que no dia 3 de março foram inaugurados 5.110 m² de calçamento no Alto Paraíso, sendo esta obra executada pela CODEVASF.
Seminário sobre Herança Cultural e Histórica é realizado em comunidades quilombolas de Pão de Açúcar
Por ASCOM
Foi realizado, nesta terça-feira (19), em pleno Dia do Índio, o Seminário Herança Cultural e Histórica de Nós e África, nas comunidades quilombolas de Chifre do Bode e Poço do Sal, zona rural de Pão de Açúcar. O evento foi realizado pela Prefeitura de Pão de Açúcar através da Secretaria Municipal de Cultura.
O palestrante foi o conhecido pesquisador e sociólogo Ivan Massafret. A coordenação do evento ficou sob a responsabilidade do secretário José Carlos Lima e do assessor Aderval Santos Souza, conhecido popularmente como “Xi-Kinho Místico”. O seminário foi considerado um sucesso e contou com a participação de quilombolas das duas comunidades.