Palestina começa vacinação com pessoas de 25 anos sem comorbidade coronavirus
O município de Palestina, localizado a 221 quilômetros da capital Maceió, está vacinando contra Covid pessoas com 25 anos ou mais. Um adiantamento de 14 anos na faixa etária estipulada pelo governo do estado para vacinação. Com a redução, a cidade é a segunda que mais vacina no estado e com menor número de morte por covid-19.
A aplicação das doses acontece no Centro Paroquial em frente à Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no centro, das 8h às 17h. Quem faz parte de outros grupos prioritários e ainda não se vacinou também pode comparecer ao ponto de vacinação.
Documentos necessários
- CPF e Cartão do SUS
Segundo a coordenadora do Plano Nacional de Vacinação do município, Elizabeth Gustavo, não é necessário que a população espere por vacina de uma fabricante específica, todas as doses são seguras e eficazes contra o vírus. “As pessoas não devem escolher qual vacina tomar, o vírus continua se espalhando e fazendo vítimas, é essencial que procurem se imunizar o quanto antes, assim que chegar sua vez”, ressaltou a coordenadora.
De acordo com a secretaria de saúde, uma equipe está fazendo busca ativa nos povoados, na zona rural, para garantir que toda população seja igualmente vacinada.
A campanha foi se mostrando eficiente pela pouca rejeição da vacina. 80% dos quilombolas estão vacinados e os grupos prioritários e comorbidades já estão encerrados, em fase de busca ativa. Além disso, todos os servidores da rede municipal de ensino foram vacinados, profissionais da saúde, educação, limpeza urbana, servidores do serviço social e da construção civil do município. Agora a população geral está sendo vacinada a partir dos 25 anos, com redução de 14 anos na meta estadual que é de 39 anos acima.
Entenda o porquê do avanço na aplicação do imunizante
Gerência de aplicação de doses
A gestão de saúde no município conta com uma equipe de execução do Plano Nacional de Vacinação (PNI) especializada, com técnicos e enfermeiros preparados para aplicação correta das doses de vacina. Segundo o secretário de saúde Bruno Galindo, a equipe foi orientada a focar na vacinação contra a covid-19, montando pontos estratégicos de aplicação do imunizante na zona rural e urbana da cidade.
Busca ativa
Os agentes de saúde responsáveis por áreas específicas da cidade realizam, desde o início da imunização, busca ativa de pessoas cadastradas no sistema SUS que ainda não tomaram a vacina. A busca tem o objetivo de atender pacientes impossibilitados de locomoção, levando a vacina em domicílio. Além disso, os agentes de saúde em parceria com a equipe de vacinação realizam conscientização da população, mostrando a importância de estar imunizado contra a doença viral.
Pontos estratégicos de vacinação
A equipe se dividiu entre as zonas rural e urbana da cidade. No início da campanha, os enfermeiros aplicadores foram em cada domicílio dos pacientes que fazem parte dos grupos prioritários com o auxílio dos agentes de saúde para realizar a imunização. Além disso, campanhas de dia D, e pontos de vacinação foram instalados por toda cidade e povoados. Palestina também está realizando campanhas e ações de vacinação contra a gripe H1N1 e testes rápidos para detecção das hepatites virais.
Por Nayara Moraes
Ascom/Palestina