Pão de Açúcar: Abrigo de Animais Municipal é promessa para combate ao calazar Municípios
Hoje com 31 cães recolhidos para tratamento e posterior adoção, o abrigo faz parte de um conjunto de ações com o único objetivo, cuidar dos animais e principalmente da população, uma vez que o cão infectado pela leishmaniose pode levar o ser humano a morte.
“Em 2017 estivemos com Martha Bueno, promotora de justiça do Ministério Público Estadual (MPE/AL) da cidade buscando parceira para o trabalho em conjunto no combate a doença e sua proliferação”, contou Flávio Almeida, prefeito de Pão de Açúcar.
O crescimento excessivo das populações de cães de rua tem sido um grande problema para áreas rurais e, principalmente, urbanas. Pensando nisso a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAGRI), comandada pelo professor Arnaldo Mendes, por meio da Diretoria de Meio Ambiente e a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária e Endemias, criaram uma ação que foi batizada de “Cão de Rua Protegido, População Fora de Perigo”.
“A saúde pública é uma das prioridades do nosso governo e para termos sucesso e acabar com a infecção dos animais que podem transmitir a doença para humanos através de mosquitos, precisamos da contribuição da população, dos órgãos de governo e a promotoria, que sempre esteve presente como parceira”, concluiu Flávio.
A ação consiste na captura dos cães de rua para o abrigo, onde são avaliados pelo veterinário Hemmerson Alencar, que por sua vez constatará sua situação clínica no geral, para posteriormente serem colocados nas baias. “Os animais vão receber todos os cuidados necessários, como alimentação, água de qualidade e medicamentos, se necessário”, frisou Alencar.
Segundo o biólogo e diretor de Meio Ambiente do município, Netto Gustavo, as pessoas podem ajudar com doações de ração e até participando de feiras de adoção, cujas datas serão em breve divulgadas. “Quem tiver interesse em visitar e até mesmo fazer algum tido de doação, pode procurar a sede da Secretaria de Meio Ambiente, localizada na Avenida Bráulio Cavalcante, no 2° andar no Prédio da Câmara de Vereadores do Município”, falou Netto.
Localizado no Assentamento Bom Conselho, hoje são oferecidos no abrigo os tratamentos de sarna e cuidados com ferimentos provocados por acidentes. Em breve será realizado um mutirão de castração.
A doença
Em Pão de Açúcar, entre os anos de 2008 e 2016, foram confirmados 17 casos de leishmaniose visceral ou tegumentar, vindo um deles a óbito.
Ascom