Piaçabuçu realizou a IX Conferência Municipal de Saúde, nesta sexta-feira (24) Municípios
Com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia”, a 9ª Conferência Municipal de Saúde aconteceu nesta sexta-feira, 24 de março, em Piaçabuçu. O evento, organizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, e pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS). Este evento ocorre a cada quatro anos e é um dos mais importantes espaços de diálogo entre gestão e sociedade, para a construção de políticas públicas voltadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).
A Secretária de Saúde, Jeane Dias, a vice-presidente do CMS, Marivânia Calumby, o Coordenador de Vigilância em Saúde, Enfermeiro Ruy, a coordenadora da Atenção Primária, Jayane Araújo, a Vereadora Loura Amaral, as representantes da Associações Aroeira e dos Agricultores do Povoado Retiro, Rita Paula e Nayara, marcaram presença e participaram da a mesa diretora do evento juntamente com os secretários Geferson Monteiro, Suzane Araújo e Marcondes Brito, o presidente do tutelar, Douglas Macedo, e o representante da Cooperativa Copaíba, Mário Capitulino.
O evento aconteceu na Escola Municipal Faustino Victor de Araújo, e teve como objetivo levantar as demandas de articulação entre a sociedade e as autoridades da saúde.
Durante o evento foram apresentados quatro eixos de discussões para o levantamento das principais questões relacionadas à saúde no município. “O Brasil que temos, O Brasil que queremos”; “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”; “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”; e “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.
Além disso, houve uma palestra com a Assistente Social, especialista em gestão e planejamento em saúde e gerente da regionalização e participação social da SESAU, Lenize Abreu.
Em seu pronunciamento, a Secretária de Saúde, destacou a importância da conferência para discutir e aprovar propostas que visam possibilitar políticas públicas para o setor.
“Momentos como esse são de extrema importância para que possamos discutir sobre melhorias na saúde pública do nosso município. Este é o momento de opinar, ouvir, debater e propor”, ressaltou ela.
Em seguida, conduzido pelo coordenador de Vigilância em Saúde, Enfermeiro Ruy, foi lido e aprovado o Regimento Interno da 9ª Conferência Municipal de Saúde.
Os debates foram iniciados com as exposições dos eixos temáticos sob a coordenação do enfermeiro Ruy.
O encontro proporcionou aos participantes uma significativa troca de ideias e experiências, que se transformaram em propostas de novas ações, para o fortalecimento da saúde do Município de Piaçabuçu.
No encerramento dos trabalhos foram escolhidos os delegados Edineide Leão e Marivânia Calumby que representarão Piaçabuçu na Conferência Estadual, juntamente com duas usuárias da saúde.