Ufal abre inscrições para curso de Capacitação em Produção Cultural Cultura
A Coordenadoria de Assuntos Culturais (CAC) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está com inscrições abertas para o curso de Capacitação em Produção Cultural, que tem como principal público-alvo estudantes universitários. O curso oferta 40 vagas e foi pensado como uma iniciativa institucional da Pró-reitoria de Extensão (Proex).
Com início em agosto, o curso é dotado de cinco ciclos e será realizado no modo presencial, com duas turmas (manhã e tarde), 20 vagas cada uma, e será no Espaço Cultural Salomão de Barros Lima, localizado no Centro da cidade, onde funciona a Coordenadoria de Assuntos Culturais da Ufal.
De acordo com o cronograma, o encerramento da capacitação está definido para o dia 7 de dezembro.
A ação de extensão objetiva construir um espaço permanente de trocas de conhecimentos em produção cultural entre os profissionais da CAC, discentes e servidores da Ufal que propicie a formação de grupo de agentes culturais para atuação nos programas, projetos e eventos na área de cultura, realizados pela instituição.
“O curso busca a promoção de um ambiente de estímulo e troca de experiências entre agentes que atuam com a cultura ou têm interesse na área em diferentes setores e unidades acadêmicas da Ufal e que, muitas vezes, não encontram um espaço para refletir sua forma de atuação”, destaca a produtora cultural Simone Cavalcante.
Ao enfatizar que, “a partir de conhecimentos nas formações continuadas, os atuadores e atuadoras podem, em conjunto com gestores e produtores culturais, atuarem na articulação de futuras ações”, Simone informa que o curso é dotado de cinco ciclos, totalizando carga horária de 60 horas . As aulas para a turma da manhã serão de 9h às 12h e para a turma da tarde, das 14 às 17h.
As inscrições são feitas pelo Sigaa e para orientação de como se cadastrar nesse Sistema acessar o link l1nq.com/tAx4J.
Equipe
O curso de Capacitação em Produção Cultural envolve os produtores culturais da CAC com servidores da Escola Técnica de Artes (ETA), com encontros presenciais e atividades complementares. ”Uma parte de seu conteúdo será discutida nos encontros presenciais e a outra parte por meio de leitura de material complementar com discussão em fórum on-line”, adianta Simone.
Os cinco ciclos e conteúdos são os seguintes: Política, Gestão e Produção Cultural, ( 3 e 4 de agosto) ; Equipamentos Culturais e Grupos Permanentes, ( 31 de agosto a 1º de setembro); Estratégias e Ferramentas de Comunicação, ( 5 e 6 de outubro); Práticas em Produção Cultural (9 e 10 de novembro); e Ciclo Técnicas básicas de áudio, iluminação e cenografia (6 e 7 de dezembro).
A Coordenadoria de Assuntos Culturais é um setor da Proex e tem como coordenador o professor Sérgio Onofre Seixas Araújo, e conta na equipe com oito produtores, além de servidora técnica-administrativa.
Realidade local e avanços
Sobre ações na cultural do Estado, Simone Cavalcante aproveita para destacar que na realidade brasileira e de Alagoas, o desenvolvimento das políticas culturais tem se modificado gradualmente com as mudanças de cenários e arranjos da sociedade, principalmente, a partir dos anos 2000, que têm alterado as visões, estratégias e mecanismos de trabalho de gestores, produtores culturais e demais agentes da cultura.
“Em lugar de modelos de gestão cultural concentradores, a busca hoje se direciona a formas de atuação descentralizadas, com a valorização de princípios como diversidade cultural, participação social, inovação e acesso amplo aos meios de produção, difusão e fruição de bens e serviços culturais, associados a questões de tecnologia, comunicação e sustentabilidade. O curso de formação em capacitação cultural é uma iniciativa da Ufal de se manter em sintonia com essas mudanças”, destaca Simone Cavalcante.
Ao reforçar a importância do curso e da instituição alagoana para o desenvolvimento e otimização de ações na área, a produtora cultural complementa: “A capacitação é uma atividade que está afinada com outras iniciativas em curso, provocadas pela CAC- Proex, como a necessidade de construção de uma política cultural para a Ufal e a estratégia de realizar um mapeamento cultural, que servirá de diagnóstico para a construção do Plano de Cultura”.
Mais informações pelo email cac@proex.ufal.br